Indígenas potiguaras lutam para recuperar o rio do Aterro, na Paraíba

Publicado em 17/05/2022 - 18:48 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Todos os sábados, desde janeiro de 2021, membros das aldeias Alto do Tambá e Forte, na Paraíba, se reúnem para recuperar o rio do Aterro. Ele, que já foi a única fonte de água do povo indígena Potiguara, sofreu com assoreamento ao longo dos anos e ficou sem vida.

Como as promessas de políticos para a revitalização do manancial não foram cumpridas, os potiguaras foram à ação e criaram o Projeto Águas Potiguara. Os voluntários retiram a lama e a aninga, uma planta que obstrui a passagem da água.

Cristina Potiguara conta que, no passado, era no rio que a comunidade realizava atividades do dia a dia, como lavar roupa, e as crianças se divertiam. Com a chegada da água encanada, o rio acabou deixado de lado e foi se degradando.

As atividades se baseiam nas orientações dos mais velhos, explica Cristina, que diz já ser possível ver os peixes voltando.

O assoreamento ocorre quando há um acúmulo de materiais dentro do rio, impactando o leito, explica o presidente da seção paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Luiz Pladevall.

Para revitalizar o rio é necessário fazer a recuperação das margens e a retirada do material, assim como fazem os potiguaras.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Pagamento de três benefícios sociais começa nesta terça-feira

Hoje é dia de pagamento de três benefícios de programas sociais do governo federal: Auxílio Brasil, auxílio gás e auxílio caminhoneiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (9)

Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, apresenta tempo encoberto, com chuvisco. A temperatura varia de 19 a 22º C e a umidade relativa do ar fica entre 60 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Florianópolis, em Santa Catarina, apresenta tempo encoberto com chuvisco. Os termômetros registram mínima de 17 e máxima de 20º C. A umidade do ar varia de 80 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Vitória, no Espírito Santo, tempo nublado nesta terça-feira (9) e temperatura variando de 18 a 28º C. A umidade do ar vai de 50 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Teresina, no Piauí, céu claro o dia todo e temperatura variando de 19 a 36º C. A umidade relativa do ar fica entre 30 e 90%.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Manaus, no Amazonas, céu nublado pela manhã e claro à tarde. A temperatura mínima é de 25 e a máxima de 34º C. A umidade do ar vai de 30 a 80%.

Baixar arquivo