População de botos-cinza no Rio de Janeiro está ameaçada

Publicado em 04/05/2022 - 18:11 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A população de botos-cinza no Rio de Janeiro está ameaçada. Na década de 80, a baía de Guanabara tinha mais de 400 animais da espécie. Hoje, são 30 apenas. Uma redução de mais de 90%.Os números são do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

As principais ameaças a esses mamíferos aquáticos são a poluição, principalmente a industrial, a atividade humana e obras de readequação urbana, como aterros de áreas situadas nas margens, como explica o coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos, o biólogo Rafael Carvalho.

O boto-cinza tem hábitos estritamente costeiros e utiliza a Baía de Guanabara para se alimentar e criar os filhotes. Podem ser vistos se deslocando, perseguindo peixes, surfando as marolas produzidas pelos barcos e dando saltos. A espécie pode ser encontrada desde o litoral catarinense até a América Central.

De acordo com boletim publicado pelo Instituto Estadual do Ambiente, dos 15 municípios que compõe a baia de Guanabara, Niterói é o que apresenta o melhor percentual de tratamento dos resíduos sólidos: 95%. Já o Rio de Janeiro e Belford Roxo, tratam menos da metade dos seus esgotos. Nas demais cidades, o tratamento dos resíduos atinge no máximo 10% de todos os despejos.

Desde 1995, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro estuda a população de botos da Baía de Guanabara usando a foto identificação. Esta técnica permite identificar cada boto por meio de fotos das marcas naturais presentes em sua nadadeira dorsal. As marcas funcionam como impressões digitais, pois cada boto possui um padrão diferente.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo