População de botos-cinza no Rio de Janeiro está ameaçada

Publicado em 04/05/2022 - 18:11 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A população de botos-cinza no Rio de Janeiro está ameaçada. Na década de 80, a baía de Guanabara tinha mais de 400 animais da espécie. Hoje, são 30 apenas. Uma redução de mais de 90%.Os números são do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

As principais ameaças a esses mamíferos aquáticos são a poluição, principalmente a industrial, a atividade humana e obras de readequação urbana, como aterros de áreas situadas nas margens, como explica o coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos, o biólogo Rafael Carvalho.

O boto-cinza tem hábitos estritamente costeiros e utiliza a Baía de Guanabara para se alimentar e criar os filhotes. Podem ser vistos se deslocando, perseguindo peixes, surfando as marolas produzidas pelos barcos e dando saltos. A espécie pode ser encontrada desde o litoral catarinense até a América Central.

De acordo com boletim publicado pelo Instituto Estadual do Ambiente, dos 15 municípios que compõe a baia de Guanabara, Niterói é o que apresenta o melhor percentual de tratamento dos resíduos sólidos: 95%. Já o Rio de Janeiro e Belford Roxo, tratam menos da metade dos seus esgotos. Nas demais cidades, o tratamento dos resíduos atinge no máximo 10% de todos os despejos.

Desde 1995, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro estuda a população de botos da Baía de Guanabara usando a foto identificação. Esta técnica permite identificar cada boto por meio de fotos das marcas naturais presentes em sua nadadeira dorsal. As marcas funcionam como impressões digitais, pois cada boto possui um padrão diferente.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo