Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Publicado em 20/05/2022 - 13:17 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

A ONG iniciou o projeto em 2018 e tem a intenção de incentivar a população a descartar corretamente os resíduos eletrônicos que podem gerar prejuízos ambientais se jogados fora junto ao lixo comum, como explica Cassius Ferreira, presidente da instituição.

 “Um resíduo desse de eletroeletrônico ou de eletrodoméstico descartado de forma inadequada, ele pode promover a contaminação do solo, contaminação da água, a poluição do ar, se for pegado ou tacado fogo em algum lugar. Então a gente aqui recebe, armazena e faz parte da cadeia da logística reversa, que é mandar isso de volta pra onde foi produzido para lá ele ser desfeito e isso ser transformado num novo produto.”

Nos últimos seis meses, o projeto coletou cerca de uma tonelada e meia de eletrodomésticos e a expectativa, segundo Cassius, é aumentar esse número.

“A gente estima que a gente já tenha coletado aqui em torno de 1,5 tonelada durante esse período de seis meses. A gente pensa daqui pra frente, no período de um ano, coletar dez toneladas no mínimo.”

O Instituto Natura Vida do Tocantins faz parte, desde o início deste mês, do programa Lixão Zero, do Governo Federal, que pretende solucionar o problema com resíduos sólidos nos centros urbanos.

Quem tiver interesse em realizar o descarte do material junto a ONG e trocar os lixos eletrônicos por vegetais pode buscar mais informações sobre o projeto no site: institutonaturavida.com.br ou pelo whatsapp: 63 98406 3636

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

Curitiba, no Paraná, tem muitas nuvens, com possibilidade de chuva, temperatura variando entre 12 e 22º C e umidade do ar de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem nesta quarta-feira (29) poucas nuvens. A temperatura vai de 11 a 26º C e a umidade do ar de 30 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

João Pessoa, na Paraíba, tem tempo nublado com chuva, temperatura marcando entre 23 e 29º C, e umidade do ar de 65 a 95%.

Baixar arquivo