Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Publicado em 20/05/2022 - 13:17 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

A ONG iniciou o projeto em 2018 e tem a intenção de incentivar a população a descartar corretamente os resíduos eletrônicos que podem gerar prejuízos ambientais se jogados fora junto ao lixo comum, como explica Cassius Ferreira, presidente da instituição.

 “Um resíduo desse de eletroeletrônico ou de eletrodoméstico descartado de forma inadequada, ele pode promover a contaminação do solo, contaminação da água, a poluição do ar, se for pegado ou tacado fogo em algum lugar. Então a gente aqui recebe, armazena e faz parte da cadeia da logística reversa, que é mandar isso de volta pra onde foi produzido para lá ele ser desfeito e isso ser transformado num novo produto.”

Nos últimos seis meses, o projeto coletou cerca de uma tonelada e meia de eletrodomésticos e a expectativa, segundo Cassius, é aumentar esse número.

“A gente estima que a gente já tenha coletado aqui em torno de 1,5 tonelada durante esse período de seis meses. A gente pensa daqui pra frente, no período de um ano, coletar dez toneladas no mínimo.”

O Instituto Natura Vida do Tocantins faz parte, desde o início deste mês, do programa Lixão Zero, do Governo Federal, que pretende solucionar o problema com resíduos sólidos nos centros urbanos.

Quem tiver interesse em realizar o descarte do material junto a ONG e trocar os lixos eletrônicos por vegetais pode buscar mais informações sobre o projeto no site: institutonaturavida.com.br ou pelo whatsapp: 63 98406 3636

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo