Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Publicado em 20/05/2022 - 19:19 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra. E na estação seca, essa dispersão da radiação solar aumenta em quase 90%.

A pesquisa é uma parceria entre a Universidade Federal do Mato Grosso e a Universidade de São Paulo. Entre 2017 e 2019, foi medida a quantidade de aerossóis e a capacidade de absorção e espalhamento dos raios solares.

O professor da Federal do Pará, Rafael Palácios, que faz parte da pesquisa, diz que há indícios de que a emissão das queimadas pode alterar a dinâmica da vegetação no Pantanal.

Para o pesquisador, os números devem servir de alerta sobre o efeito das emissões de queimadas no Pantanal.

O estudo continua para investigar o impacto real no ecossistema. Para isso, vai avaliar a relação entre a concentração de carbono, a dispersão da radiação e o desenvolvimento da vegetação.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo