Governo proíbe queimada em área agropastoril e florestal por 120 dias

Decreto foi assinado nesta quinta-feira (23)

Publicado em 23/06/2022 - 14:29 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O uso do fogo em áreas agropastoris e de floresta, no território nacional, está proibido por 120 dias a partir desta quinta-feira (23).

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite foi publicado no Diário Oficial da União.

A proibição só não vale para os casos de prevenção e combate a incêndios, agricultura de subsistência de populações tradicionais e indígenas, pesquisa científica e controle fitossanitário.

As queimadas controladas estão permitidas em áreas fora da Amazônia e do Pantanal desde que sejam imprescindíveis à agricultura e previamente autorizadas pelo órgão ambiental.

O decreto ainda prevê que, mesmo essas exceções de uso de fogo, podem ser suspensas pelo Ministério do Meio Ambiente para reduzir danos ambientais provocados por incêndios florestais.

Segundo o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de 1º de janeiro deste ano até essa quarta-feira (22), foram detectados quase 20mil focos de calor pelo país.

No Cerrado foram mais de 9.300 focos e, na Amazônia, mais de 6.400. Nos dois casos, aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2021. O Pantanal registrou 480 focos, crescimento de 49%.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo