Cumprindo o seu papel de mobilizar a sociedade, o projeto "Ilhas do Rio" lança neste 8 de junho, Dia Mundial do Oceano, um manifesto inédito pela preservação das praias e mares, levando uma mensagem de alerta, e de esperança sobre o futuro de nossos mares.
Trata-se de um vídeo que será divulgado nas redes sociais do projeto. Ele faz parte de uma campanha contra a poluição marinha, que traz novas ações como uma gravação com pescadores da Colônia de Copacabana Z13 abordando a problemática do plástico e um Mutirão de Limpeza, realizado nas praias de Leblon e de Ipanema no dia 22 de maio, dia da Biodiversidade.
O manifesto é protagonizado por dez influenciadores digitais, escolhidos como embaixadores do projeto Ilhas do Rio. Entre eles, a medalhista olímpica de vôlei de praia, Ágatha Rippel; o jornalista Clayton Conservani; e a empreendedora carioca Olívia Rabacov.
No vídeo, lançado no canal do Youtube do projeto, os participantes dão voz ao Oceano por meio de uma linguagem de manifesto junto a imagens reais dos nossos mares, além de uma crítica aos hábitos de consumo e de estilo de vida da sociedade, que têm gerado tanto desequilíbrio ao Planeta Terra.
O coordenador do projeto Ilhas do Rio, Clerio Aguiar, explica o manifesto e a importância dele.
As ações da campanha têm o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto ao problema da poluição no mar e o impacto na vida marinha e das pessoas. E a participação de personalidades, como no Manifesto pelo Oceano, busca ampliar o alcance da mensagem levantada pelo projeto, que é realizado pelo Instituto Mar Adentro, com patrocínio da Associação para Educação, Saúde, Arte, Esporte e Meio Ambiente e curadoria técnica do WWF-Brasil.
A iniciativa também conta com a parceria do ICMBio, que é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Colônia de Pescadores de Copacabana-Z13, o Museu Nacional-UFRJ e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
*Com supervisão de Bianca Paiva.