Dia Mundial do Oceano: campanha quer sensibilizar a população

Publicado em 07/06/2022 - 17:13 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 08/06/2022 - 13:29

Cumprindo o seu papel de mobilizar a sociedade, o projeto "Ilhas do Rio" lança neste 8 de junho, Dia Mundial do Oceano, um manifesto inédito pela preservação das praias e mares, levando uma mensagem de alerta, e de esperança sobre o futuro de nossos mares.

Trata-se de um vídeo que será divulgado nas redes sociais do projeto. Ele faz parte de uma campanha contra a poluição marinha, que traz novas ações como uma gravação com pescadores da Colônia de Copacabana Z13 abordando a problemática do plástico e um Mutirão de Limpeza, realizado nas praias de Leblon e de Ipanema no dia 22 de maio, dia da Biodiversidade.

O manifesto é protagonizado por dez influenciadores digitais, escolhidos como embaixadores do projeto Ilhas do Rio. Entre eles, a medalhista olímpica de vôlei de praia, Ágatha Rippel; o jornalista Clayton Conservani; e a empreendedora carioca Olívia Rabacov.

No vídeo, lançado no canal do Youtube do projeto, os participantes dão voz ao Oceano por meio de uma linguagem de manifesto junto a imagens reais dos nossos mares, além de uma crítica aos hábitos de consumo e de estilo de vida da sociedade, que têm gerado tanto desequilíbrio ao Planeta Terra.

O coordenador do projeto Ilhas do Rio, Clerio Aguiar, explica o manifesto e a importância dele.

As ações da campanha têm o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto ao problema da poluição no mar e o impacto na vida marinha e das pessoas. E a participação de personalidades, como no Manifesto pelo Oceano, busca ampliar o alcance da mensagem levantada pelo projeto, que é realizado pelo Instituto Mar Adentro, com patrocínio da Associação para Educação, Saúde, Arte, Esporte e Meio Ambiente e curadoria técnica do WWF-Brasil.

A iniciativa também conta com a parceria do ICMBio, que é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Colônia de Pescadores de Copacabana-Z13, o Museu Nacional-UFRJ e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

 

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Dengue: 14 estados brasileiros registram tendência de queda dos casos

Painel de monitoramento, atualizado nesta terça-feira (30), mostra que país ultrapassou a marca de 4,1 milhões de casos prováveis. 605 municípios brasileiros estão com decreto de emergência por conta da epidemia da dengue.

Baixar arquivo
Economia

PAC seleciona 6 mil projetos e contempla 60% dos municípios

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, serão investidos R$ 23 bilhões em saúde, educação, cultura e esporte. 

Baixar arquivo
Geral

RS tem alerta de enxurradas e inundações até o fim de semana

O governo gaúcho informou que três escolas estaduais foram danificadas e seis tiveram muros desabados. Mais de 70 suspenderam as aulas.

Baixar arquivo
Geral

Mineradora Samarco propõe mais R$ 90 bilhões para acordos de reparação

Em 2015, foram despejados 39 milhões de m³ de rejeito pela Bacia do Rio Doce após a barragem da Samarco se romper em Mariana (MG). Dezenas de cidades foram impactadas e 19 pessoas morreram. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Bahia joga contra o Criciúma pela Copa do Brasil

A noite desta terça-feira (30) ainda reserva dos duelos Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport também pela Copa do Brasil. 

Baixar arquivo
Economia

Governo ampliou investimento em saúde e educação em 2023, aponta Inesc

Pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos aponta dificuldades dos ministérios em executar o orçamento no primeiro ano da nova gestão, em que estavam sendo criados ou recriados.

Baixar arquivo