Protocolo de intenções vai regionalizar serviços de resíduos sólidos

Documento estabelece modelo para concessões desse serviço

Publicado em 06/06/2022 - 16:09 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um protocolo de intenções vai regionalizar os serviços de resíduos sólidos urbanos no país. O protocolo foi assinado nesta segunda-feira (6), pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e pelo secretário nacional de Saneamento, do Ministério de Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, durante a abertura do seminário Construindo Futuros no Saneamento, na sede do banco, no Rio de Janeiro. O documento estabelece a modelagem para as concessões desses serviços.

Um decreto já está em fase acabamento. E, a expectativa, segundo Pedro Maranhão, é que seja assinado no dia 15 de julho, data em que o Marco Regulatório do Saneamento Básico completa dois anos.

Maranhão destacou que a participação do BNDES é fundamental para concretizar a regionalização dos resíduos sólidos e sugeriu que o banco estude uma forma de financiar toda a cadeia para o encerramento dos lixões.

Já o presidente do BNDES considerou a proposta positiva e destacou a importância da cadeia produtiva dos resíduos sólidos.

Ainda na abertura do encontro, Montezano falou da participação do BNDES no setor de saneamento. Ele lembrou que desde o Marco Regulatório o banco já financiou R$ 30 bilhões em outorgas, que foram repassados para os cofres de estados e municípios. Acrescentou que outros R$ 42 bilhões de investimentos estão comprometidos para concessões de infraestrutura de saneamento no país, incluindo o projeto de despoluição da Baía de Guanabara.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo