Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

Publicado em 29/06/2022 - 16:45 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Centro do Rio terá primeiro distrito de baixa emissão de carbono do país. O lançamento do projeto foi nesta quarta-feira (29).  Em uma área de mais de dois quilômetros quadrados no centro da cidade, entre o Boulevard Olímpico, o tradicional Campo de Santana e as avenidas Beira Mar e Marechal Floriano, serão criadas ruas verdes, que terão a qualidade do ar monitorada. Objetivo é implementar ações para a redução dos gases de efeito estufa.

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

O lançamento faz parte das celebrações do Mês do Meio Ambiente, junho, dedicado a promover conscientização ambiental e à reflexão sobre a responsabilidade compartilhada para um planeta saudável.

O projeto também faz parte do Reviver Centro, que pretende estimular a ocupação sustentável na região central da capital fluminense, como explica o subsecretário de Planejamento, Jean Cari.

Segundo a prefeitura carioca, um dos objetivos do Distrito de Baixa Emissão é a promoção da mobilidade limpa e inclusiva, ampliando a malha cicloviária, uma alternativa sustentável para o transporte e o lazer de cariocas e turistas. A iniciativa está alinhada, ainda, à campanha global Cidades Pedaláveis da qual o município do Rio participa como um dos líderes. 

Ao final do evento desta quarta-feira (29), um grupo de pessoas participou de uma bicicletada, num circuito de dois quilômetros pelo centro da cidade.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Conheça o plano de governo do candidato à presidência Jair Bolsonaro

Na proposta pela reeleição está: estimular o empreendedorismo; manter a reforma trabalhista, formalizar a atividade de trabalhadores por aplicativo e os rurais.

Baixar arquivo
Política

RJ: Vereadores cassam mandato de Gabriel Monteiro por quebra de decoro

Monteiro foi julgado por quebra do decoro parlamentar, por três motivos: encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão contra um morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet.

Baixar arquivo
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos à presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo
Esportes

Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial também foram escolhidos nessa quarta-feira.

Baixar arquivo