Aumento das temperaturas leva milhões de pessoas à fome

Publicado em 22/07/2022 - 17:27 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O crescente aumento das temperaturas na América Latina e no Caribe deixou milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar em 2021. Essa é uma das conclusões do segundo relatório Situação do Clima na Região, lançado nesta sexta-feira pela Organização Meteorológica Mundial, uma agência das Nações Unidas.

Segundo o estudo, a temperatura média subiu 0.2º C por década entre 1991 e o ano passado na região. O dobro do observado entre 1961 e 1990.

O chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Gustavo Motta, diz que o relatório confirma que os efeitos sobre o clima são mais rápidos do que as ações para mitigação.

Na apresentação do relatório, foi destacada a seca que atinge há anos a Bacia do rio da Prata, a pior desde 1944, que afetou Brasil, Paraguai e Bolívia com danos à produção agrícola, incluindo soja e milho, o que afetou mercados globais.

Só em El Salvador, Nicarágua e Guatemala, países da América Central, quase 8 milhões de pessoas ficaram em situação de insegurança alimentar.

Já as chuvas extremas causaram inundações e deslizamentos, que deixaram mortos e pessoas desabrigadas. No Brasil, foram citadas a cheia do Rio Negro, que atingiu o maior nível em mais de 100 anos em 2021, e as inundações na Bahia e em Minas Gerais.

O estudo aponta que o desmatamento da floresta Amazônica no Brasil em 2021 foi de 12 mil km², o dobro em relação a média de 2009 a 2018, com base em dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Na comparação com 2020, 22% a mais de floresta foi perdida no ano passado.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo