Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

Publicado em 08/08/2022 - 16:51 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os agrotóxicos que contém o fungicida carbendazin só podem ser usados no país até terminarem os estoques. A decisão é da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que concluiu nesta segunda-feira a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavouras, como de cana, soja e milho.

Isso por causa das suspeitas de que a substância tem propriedades tóxicas para a reprodução e o desenvolvimento e que poderiam causar mutação genética e até câncer. Segundo a Anvisa, o ingrediente está proibido pelas agências norte-americana e australiana e em análise na Europa.

Os diretores da Anvisa votaram pelo esgotamento progressivo e não imediato dos estoques de agrotóxicos com carbendazin no Brasil. O gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Daniel Coradi, explica que a medida busca reduzir impactos ambientais.

Daniel Coradi falou sobre os prazos recomendados para a eliminação gradual do carbendazin no país.

De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, a análise do carbendazin teve que ser acelerada para cumprir o prazo dado pela Justiça, de 60 dias, contados a partir de 10 de junho, para um parecer conclusivo sobre o produto. A reavaliação toxicológica do ingrediente pela Anvisa começou em 2019.

Além de consulta pública, foram ouvidos também os Ministérios da Agricultura e Saúde, Embrapa e Ibama.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo