Alimentos orgânicos são mais saudáveis e são produzidos sem uso de agrotóxicos nem sintéticos químicos. Além disso, são cultivados de maneira sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. Todas essas informações, a maioria das pessoas já sabe. Mas o grande impeditivo para as pessoas consumirem esses alimentos é o alto custo. Isso foi o que revelou uma pesquisa realizada em 2021, pela Associação de Promoção dos Orgânicos.
O estudo apontou que existe um mercado grande a ser explorado, mas o preço dos produtos dificulta o aumento das vendas nesse mercado. E pensando em aproximar a população desses alimentos é que existe a ferramenta "mapa de feiras orgânicas" que está de cara nova e ganhou funcionalidades.
A plataforma, criada pelo IDEC – o Instituto de Defesa do Consumidor - tem o objetivo de atrair consumidores e produtores, o que facilita o acesso aos produtos e diminui o custo para quem compra, como explica Rafael Arantes, coordenador de Consumo Sustentável do IDEC.
Para acessar o mapa, basta clicar aqui. Lá há diversas informações, como: onde encontrar produtos orgânicos perto da sua casa, os principais produtores, além de receitas muito saborosas. Essa plataforma já foi reconhecida e premiada pela OMS - Organização Mundial da Saúde.