Pesquisa da CNI aponta para aumento do consumo sustentável no país

Publicado em 18/11/2022 - 12:41 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O levantamento inédito, realizado pela CNI - a Confederação Nacional da Indústria - divulgado nesta sexta-feira, revela que os consumidores estão mais atentos a hábitos sustentáveis e consumo consciente.

Duas mil e dezenove pessoas, com idade a partir de 16 anos, residentes nos 26 estados do país e no Distrito Federal, participaram da pesquisa.

74% dos entrevistados disseram adotar hábitos sustentáveis. Desses, 30% disseram que sempre adotam esse hábito; e 44% afirmam que apenas às vezes. Mas ao questionar sobre a percepção com relação ao seu estado, os entrevistados revelam que apenas 32% da população adota hábitos ambientalmente sustentáveis; mas apenas 7% tem esse hábito sempre.  

A pesquisa revela que aumentou a preocupação das pessoas com o meio ambiente também quando elas vão às compras. Metade dos consumidores entrevistados verifica se o produto foi produzido de forma sustentável. Na edição de 2019 da pesquisa, o percentual era de 19%.

Para Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI, esse sinal de maior compromisso dos consumidores já se reflete também na indústria.

De acordo com a pesquisa, quase quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos orgânicos. Entre aqueles com renda acima de cinco salários-mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais; enquanto, na faixa que ganha até um salário-mínimo, esse percentual cai para 28%.

Dois terços dos entrevistados revelaram, no entanto, que produtos feitos com práticas mais sustentáveis dificilmente são encontrados nas lojas.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo