Base de dados sobre Floresta Amazônica é publicada na revista Nature

Publicado em 06/02/2023 - 11:48 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cada vez mais a sociedade busca novos caminhos para o desenvolvimento econômico, uso do solo, estudo de doenças e conservação da Floresta Amazônica. Um novo banco de dados pode ajudar pesquisadores a se debruçarem sobre essas questões. 

A base de dados "Trajetórias" foi publicada em uma revista científica do grupo Nature, no início deste mês, pelo Centro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, ligado ao CNPq. 

Os dados reúnem o conhecimento para um debate mais amplo das dimensões econômica, ambiental e de saúde, além de dar visibilidade aos modos de vida e sistemas de produção das populações amazônicas.

São 36 indicadores ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos de 2000 a 2017 para todos os 772 municípios de nove estados da Amazônia Legal brasileira. Os dados cobrem uma área de 5 milhões de km², que representa aproximadamente 60% de todo o território brasileiro.

Segundo Ana Rorato, primeira autora do estudo e pós-doutoranda do projeto, toda a variedade de dados colhidos de diferentes instituições teve que ser tratada para que pudessem ser utilizados e comparados em conjunto.

A pesquisadora Ana Rorato também explica que os integrantes do projeto tiveram que criar índices específicos que refletissem a realidade amazônica, que é bem diferente das grandes metrópoles.

Os dados do projeto "Trajetórias" estão disponíveis de graça e de forma aberta no repositório "Zenodo.org".

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo