Rompimentos de barragens afetam 4 milhões de pessoas no Brasil

Pesquisa da Fiocruz analisou dados das últimas 8 décadas

Publicado em 26/04/2023 - 14:59 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo
Atualizado em 26/04/2023 - 19:09

Mais de 4 milhões de pessoas foram atingidas por construções e rompimentos de barragens no Brasil, nos últimos 80 anos. Esse número foi divulgado no estudo “Saúde, água, energia, ambiente e trabalho: tecendo saberes na promoção de territórios sustentáveis e saudáveis”, realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A pesquisa aponta os principais impactos das barragens na saúde dos brasileiros, no período de 1940 até 2022, a partir da análise de teses, dissertações, artigos e relatórios publicados nas últimas 8 décadas. 

Segundo o estudo, esses empreendimentos têm sido responsáveis por uma série de violações de direitos humanos das populações atingidas. Como o direito à moradia, quando moradores foram forçados a abandonarem suas casas para a instalação de dezenas de usinas hidrelétricas, no período dos últimos governos militares.  

No caso do rompimento da barragem em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019, ambas em Minas Gerais, a pesquisa aponta que houve violação do direito à vida das populações locais. 

Os resultados da pesquisa são o tema debatido na oficina “A luta dos atingidos por barragens e a saúde em movimento”, nesta quarta e quinta-feira, no Rio de Janeiro. O objetivo é estimular a criação de políticas públicas adequadas para os atingidos. 

O estado do Pará obteve o maior número de publicações citadas no estudo, graças à construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na cidade de Altamira, na década passada. A região foi muito impactada com o aumento de demanda sobre serviços de saúde e infraestrutura, a partir da chegada de milhares de novos moradores e assentados, contratados para o empreendimento. 

Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: governador reconhece dificuldade de resgate e faz apelo

Eduardo Leite alertou as pessoas em áreas de risco que saiam de suas casas e busquem locais seguros.

Baixar arquivo
Geral

Saiba o esquema de segurança do Concurso Nacional Unificado

As provas serão no domingo (5). Pela manhã, os portões abrem às 7h30, com prova objetiva de conhecimentos gerais e a redação. À tarde, a entrada é às 13h, com provas de conhecimentos específicos para nível superior, e conhecimentos gerais para o nível médio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Violência física lidera violações contra pessoas em situação de rua

As denúncias foram recebidas pelo Disque 100, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Um melhor treinamento para as polícias, além da oferta de abrigos, são apontados como fundamentais no combate à violação dos direitos das pessoas em situação de rua. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Flamengo x Amazonas

Devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a partida entre Internacional x Juventude foi adiada para o dia 10 de maio.

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco será investigada por homicídio culposo

A mulher já estava sendo investigada por vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude. A defesa entrou com pedido de conversão da prisão para domiciliar e para que a cliente responda ao processo em liberdade.

Baixar arquivo
Geral

Rio receberá reforço de 1,5 mil policiais civis para show da Madonna

Uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente irá funcionar na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, em Copacabana. Também serão montados postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e da Delegacia de Atendimento à Mulher, na Gávea.

Baixar arquivo