Durante encontro virtual com lideranças de países desenvolvidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou dessas nações mais empenho financeiro no combate às mudanças climáticas. No gabinete do Palácio do Planalto, o presidente Lula participou do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima, com mais de 20 lideranças, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Segundo Lula, o financiamento dos países desenvolvidos está abaixo do prometido em 2009, que era de US$ 100 milhões por ano - o equivalente a cerca de R$ 500 milhões.
Ainda na conferência, Lula destacou o compromisso brasileiro em reflorestar 12 milhões de hectares na Amazônia, e fortalecer os investimentos para os brasileiros que vivem na região. O presidente também reforçou a candidatura para a capital do Pará, Belém, ser a sede da COP30 em 2025.
No encontro online e à portas fechadas, o presidente brasileiro ainda reforçou que o país mantém o compromisso de zerar o desmatamento até 2030 e lembrou que, atualmente, 80% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis, o que deve aumentar.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)