Justiça do MA condena construtora a promover compensação ecológica

Publicado em 18/05/2023 - 14:25 Por Madson Euler* - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Condomínio Casa do Morro, localizado na Praia de São Marcos, em São Luís, Maranhão, foi construído em região de dunas e restingas, considerada área irregular segundo a Justiça Federal, que condenou a Construtora NBR Empreendimentos, responsável pela obra, a promover ações de compensação ecológica num valor estimado em R$ 51 milhões. A decisão da Justiça Federal no Maranhão reconheceu as irregularidades na construção do condomínio. O empreendimento possui dois blocos com 26 apartamentos cada e foi construído em uma área de preservação ambiental permanente.   

De acordo com a sentença, a construtora tem quatro meses para apresentar um projeto de como esta compensação será feita e que ela deve ser aprovada pelo Ibama. O órgão também vai determinar o cronograma que deverá ser cumprido, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia. Ainda na decisão da Justiça, ficou determinado que os danos ambientais que não puderem ser reparados por meio da compensação devem ser compensados financeiramente pela construtora. O valor a ser pago deve ser avaliado depois da realização da primeira etapa, que é a compensação ambiental.   

Em contato com nossa produção, a direção da construtora afirmou que a empresa ainda não foi notificada da decisão e que o condomínio, construído há quase dez anos, conseguiu, na época da construção todas as licenças necessárias, inclusive do Ibama Os documentos serão apresentados na etapa de pedido de recurso que será protocolado pela construtora após a notificação.

* Com produção de Dayana Vitor.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo