Bancos pedirão que frigoríficos provem origem da carne para empréstimo

Nova regra foi questionada por associação de exportadoras

Publicado em 03/06/2023 - 15:26 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os bancos vão adotar regras mais rígidas na oferta de crédito a frigoríficos para combater o desmatamento ilegal. A associação das exportadoras de carne querem que os bancos também monitorem os criadores de gado.

De acordo com as novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os frigoríficos vão ter que comprovar que não compram carne de áreas desmatadas ilegalmente.

Os bancos vão solicitar aos clientes, na Amazônia Legal e no Maranhão, a instalação de um sistema de rastreabilidade e monitoramento. O objetivo é demonstrar, até dezembro de 2025, que o gado é adquirido de áreas regulares, como diz o diretor de sustentabilidade da Febraban, Amaury Oliva.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) rebateu a iniciativa. Em nota, afirmou que o setor já conta com ferramentas de monitoramento e que não aceita que “outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos”.

A entidade pediu ainda que os bancos exijam de todos os correntistas, “inclusive proprietários rurais, os mesmos critérios socioambientais já implementados pela indústria de processamento de carne bovina”.

Segundo a Associação, cerca de 20 mil fornecedores estão bloqueados por inconformidades socioambientais.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo