Desmatamento na Amazônia cai 31% durante os primeiros meses do ano

Publicado em 07/06/2023 - 21:41 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O desmatamento na Amazônia caiu 31% de janeiro a maio deste ano, em comparação com os cinco primeiros meses do ano anterior. No período a área desmatada foi de quase 1.870 km².

Os dados consolidados são do sistema de alertas Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e foram apresentados nesta quarta-feira (7) pelo Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a concentração do desmatamento na Amazônia em um número reduzido de municípios ajuda nas ações de fiscalização. Além disso, o Ibama tem aumentado a aplicação de multas, como afirma o presidente do órgão ambiental. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, quase a metade do desmatamento na Amazônia foi detectado dentro de áreas que possuem o CAR, Cadastro Ambiental Rural, ou seja, de interesse privado; 21% em assentamentos e 15% em áreas de florestas públicas não destinadas. 

Por outro lado, ao contrário do observado na Amazônia, o desmatamento vem crescendo no bioma cerrado: o consolidado de janeiro a maio mostra uma área desmatada próxima de 3.330 km², o que representa aumento de 35% do captado em 2022. 

André Lima, secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, afirma que no cerrado 77% do desmatamento aconteceu em imóveis com Cadastro Ambiental Rural e que o governo federal trabalha pra identificar se esse desmatamento é autorizado ou não. 

Nesta semana, o governo federal lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. Agora, o Ministério do Meio Ambiente afirma que, simultaneamente ações de controle, fiscalização e monitoramento, vai avançar com a construção do plano de prevenção do desmatamento no cerrado.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo