Embrapa investiga como fazer uma extração sustentável do ouro

Publicado em 04/06/2023 - 14:13 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa da Embrapa analisa o uso da folha do pau-de-balsa, árvore nativa da Amazônia, para substituir o mercúrio na extração de ouro. O mercúrio traz sérios riscos à saúde humana e ao ambiente. Os estudos mostram que a folha da planta pode ser uma alternativa viável, sustentável e barata para a atividade garimpeira. Ainda há possibilidade de reflorestamento de áreas devastadas.

O projeto começou em 2020 com a designer de biojoias Raquel de Queiroz que procurava maneiras de produzir peças mais sustentáveis. Ela encontrou na cidade de Chocó, na Colômbia, o uso do pau-de-balsa de forma artesanal na extração de ouro. A pesquisadora da Embrapa Marina Morales explica que essa primeira etapa foi exploratória, com a caracterização química da folha do pau-de-balsa. 

A segunda etapa da pesquisa é relacionada ao contato direto com ouro. Por isso, neste ano, um garimpo legalizado com mais de 70 garimpeiros da região de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, foi selecionado para coleta de amostras e comparação da extração tradicional entre mercúrio e pau-de-balsa. Marina Morales dá detalhes sobre as fases seguintes da pesquisa.

O estudo da Embrapa também vai trabalhar na produção do pau-de-balsa para a recuperação de áreas degradadas nos próprios garimpos por meio de biofábricas locais. A árvore é conhecida por ter crescimento rápido e contribuir para melhorar o desenvolvimento das florestas. 

Edição: Raquel Mariano / Naitê Almeida

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo