Lula anuncia Plano para combater crimes ambientais na Amazônia

Governo também terá ações nas fronteiras com países amazônicos

Publicado em 05/06/2023 - 19:45 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai criar, em parceria com os estados da Amazônia Legal, o Plano Amazônia Segurança e Soberania, com o objetivo de combater crimes que degradam o meio ambiente na região. Além disso, o governo brasileiro pretende atuar com os demais países amazônicos para fortalecer as áreas de fronteira. 

Em cerimônia no Palácio do Planalto para comemorar a data celebrada há 50 anos, Lula afirmou que o Brasil retomou o protagonismo no enfrentamento das mudanças climáticas e chamou atenção para a responsabilidade dos países ricos em prol da sustentabilidade.

A cerimônia também foi marcada por homenagens ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista inglês Dom Phillips brutalmente assassinados há um ano. Beatriz de Matos e Alessandra Sampaio, viúvas de Bruno e Dom estiveram presentes.

A ministra do Meio Ambiente, Mariana Silva, destacou que foi atendendo ao chamado de justiça e crimes dessa natureza que o presidente Lula criou o Ministério dos Povos Indígenas. 
Na sequência, Marina Silva falou sobre o esvaziamento de atribuições do Ministério do Meio Ambiente após aprovação pelo Congresso Nacional de media provisória que retirou a Agência Nacional das Águas e o serviço florestal brasileiros de sua responsabilidade.

Por outro lado, a ministra do Meio Ambiente afirmou que a política ambiental na atual gestão será transversal e que acredita no compromisso do presidente Lula anunciado durante o G7, no Japão, no fim do mês passado.

Durante o evento, Lula  também vetou dispositivo de medida provisória que fragilizava o combate ao desmatamento na mata atlântica e assinou decretos como o de criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba, e o que institui o Conselho Nacional da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo