Lula participa de inauguração dos preparativos para a COP-30 em Belém

Publicado em 17/06/2023 - 17:51 Por Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou neste sábado (17) em Belém, no Pará, da cerimônia de inauguração dos preparativos para a COP-30 , a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. O encontro acontece em novembro de 2025 na capital paraense e deverá contar com a presença de mais de 100 chefes de Estado.

Em seu discurso, Lula falou a respeito da importância de cuidar da Amazônia, do meio ambiente e das pessoas que moram na região; e também da visibilidade que o país ganhará com a realização da COP 30.

Uma das metas para o terceiro mandato de Lula era garantir a realização da COP de 2025 na Amazônia. A candidatura do Brasil foi oficializada em maio e recebeu apoio quase unânime dos demais países sul-americanos, uma exigência da Organização das Nações Unidas para autorizar a escolha. A sede brasileira deve ser oficialmente confirmada no fim do ano, durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes. Mesmo assim, o processo de organização já começou.
 

Edição: Daniel Ito/Francisco Sousa

Últimas notícias
Geral

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo
Internacional

Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Geral

Cúpula Social do Mercosul vai ser retomada, após sete anos

O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo