Diálogos da Amazônia debate mudança climática e conservação florestal
Já estão confirmadas as presenças dos presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela. Por questões internas, Equador e Suriname ainda não confirmaram a ida dos chefes de estado, mas garantiram enviar representantes.
Nesse fim de semana ocorreu em Belém o evento Diálogos da Amazônia, pré-cúpula. O evento reuniu ministros e autoridades no assunto para discutir questões ambientais. Mas você sabe a importância desses encontros? Temas como mudanças climáticas e manutenção da floresta em pé são fundamentais para o desenvolvimento da região Norte.
Relatório de avaliação nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas prevê o aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país. É necessário buscar soluções para evitar problemas nas gerações futuras.
O ambientalista e doutor em ecologia, conservação e manejo de vida terrestre, Rogério Fonseca, explica o que representa a cúpula da Amazônia para o debate dos temas regionais.
Ele também destaca que os povos que vivem no nosso bioma devem ser ouvidos na Cúpula da Amazônia para entender e discutir a gestão realizada na floresta tropical.
Desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento externo para o desenvolvimento sustentável na Amazônia são os principais temas que serão debatidos na cúpula da Amazônia. Mais de dez mil pessoas são esperadas para o evento, que acontece em Belém, no estado do Pará.