Alexandre Silveira, do MME, defende exploração da Foz do Amazonas

Publicado em 29/09/2023 - 20:34 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a defender, nesta sexta-feira, a exploração de blocos na Foz do Amazonas, na região do Amapá, cuja licença técnica foi indeferida pelo Ibama em maio deste ano.

A declaração ocorreu em conversa com a imprensa, no Rio de Janeiro, após a posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Prado. Para Silveira, a legislação será respeitada pela Petrobras.

De acordo com o ministro Alexandre Silveira, estudos indicam que apenas um bloco na Foz do Amazonas pode conter 5 bilhões e 600 milhões de barris de petróleo.

No fim do mês passado, em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que um dos problemas do projeto apresentado pela Petrobras é a deficiência no plano de proteção à fauna. Agostinho disse ainda que o pedido de reavaliação da proposta está sob análise técnica.

Nessa quinta-feira, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, declarou à imprensa que espera receber já em outubro uma resposta dos processos de licenciamento para perfuração de poços petrolíferos na margem equatorial.

Nós entramos em contato com o Ministério do Meio Ambiente e com o Ibama para um posicionamento sobre a fala do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Edição: Roberta Lopes / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo
Cultura

Museu das Favelas apresenta exposição Rap em Quadrinhos

A mostra traz 19 personalidades do rap nacional retratadas como super-heróis e super-heroínas das histórias em quadrinhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF julga pauta verde, que cobra plano de preservação ambiental

As ações são de partidos políticos e da Procuradoria-Geral da República ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os partidos pedem o reconhecimento da omissão dos membros do executivo, para impedir o avanço do desmatamento na Amazônia

Baixar arquivo
Justiça

TSE multa Haddad em R$ 10 mil por propaganda eleitoral irregular

A corte entendeu que Fernando Haddad impulsionou no Google resultados positivos sobre ele quando buscas eram feitas com o nome do adversário nas eleições de 2022. 

Baixar arquivo