Aquecimento global pode causar danos às árvores da Amazônia

Publicado em 01/10/2023 - 12:04 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Se as mudanças climáticas ficarem mais acentuadas, as árvores da Amazônia podem sofrer danos irreversíveis.

É o que aponta um estudo internacional sobre efeitos e riscos do aquecimento global nas árvores do bioma, feito com a participação de pesquisadores da USP, a Universidade de São Paulo. As conclusões da pesquisa foram publicadas em artigo na revista científica britânica Nature.  

Segundo o estudo, o aquecimento global pode elevar a 40°C a temperatura das folhas das árvores daquele bioma. E esse pode ser ponto de não retorno, com prejuízos para a fotossíntese, processo em que os vegetais transformam luz solar em energia química. 

De acordo como o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, as medições dos cientistas revelaram que a temperatura média atual está em 34°C , bem acima da temperatura ideal, entre 24°C e 28°C, quando a fotossíntese das árvores de florestas tropicais atinge máxima produção.  

Acima desse patamar, a estrutura da folha que faz as trocas gasosas com o ambiente, começa a fechar, a transpiração reduz e aumenta ainda mais a temperatura, formando um tipo de círculo vicioso. A avaliação da temperatura foi feita a partir de dados de satélite de alta resolução. Depois disso, folhas individuais foram avaliadas no campo, com termômetros específicos. 

Entre as instituições que participaram da pesquisa, estão as universidades norte-americanas do Arizona, Carolina do Norte, Michigan e a britânica de Oxford. 

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo