Área de garimpo ilegal no Brasil cresce 40% nos últimos 5 anos 

Publicado em 22/09/2023 - 14:38 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

A área de garimpo ilegal no Brasil cresceu 40% nos últimos 5 anos. 

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Mapbiomas, mostra que o aumento ocorreu principalmente na Amazônia, que em 2022 concentrava 92% da área garimpada no país.  Desse total, pouco mais de 40%, foram garimpos que começaram a operar nos últimos cinco anos.    

Além da ilegalidade da mineração, da poluição, da ocupação ilegal, do assoreamento dos rios, dentre outros impactos ambientais negativos, mais um crime revelado pelo estudo é a concentração do garimpo em áreas de proteção e restritas à atividade, como nos Parques Nacionais localizados no Pará e Amazonas e em Terras Indígenas, como a Yanomami, em Roraima e a Kayapó, situada também no Pará.

 Segundo o Mapbiomas, o crescimento do garimpo nestas áreas protegidas, em 2022, foi 190% maior do que há cinco anos: um aumento de 50 mil hectares. Nesse ano, mais de 25 mil hectares em Terras Indígenas e 78 mil hectares em Unidades de Conservação estavam ocupados pela atividade ilegal. Em 2018, eram 9,5 mil e 44,7 mil hectares, respectivamente. 

O principal interesse dos garimpeiros é pelo ouro. Pouco mais de 85% dos 265 mil hectares garimpados, tinham como foco a extração deste minério.  Já em relação à mineração industrial, atividade autorizada pela União e pelos órgãos ambientais, não houve crescimento na área ocupada pela atividade. Tanto em 2021, quanto em 2022, a mineração industrial ocupava cerca de 180 mil hectares, área que corresponde a 40% do total explorado pela atividade no Brasil, que é de 443 mil hectares.  

O MapBiomas é uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima e as pesquisas são produzidas por uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades  e empresas de tecnologia, cujo um dos focos é trazer mapeamentos anuais de cobertura e uso da terra no Brasil. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Agropecuária convencional emite 20% dos gases de efeito estufa

As mudanças climáticas têm impactos reais na vida das pessoas. Uma das consequências é a dificuldade no acesso a alimentos quando a produção é afetada.

Baixar arquivo
Política

Governo deve enviar projeto para mudar saque-aniversário só em 2024

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira (28) que o projeto que prevê mudanças no saque-aniversário do FGTS só será enviado ao Congresso Nacional no próximo ano.

Baixar arquivo
Geral

Operação internacional contra pirataria tira do ar mais de 600 sites

Com o objetivo de combater crimes contra a propriedade intelectual na internet, a operação envolve as polícias civis brasileiras e agências de aplicação da lei do Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas liberta novo grupo de 12 reféns: 10 israelenses e 2 estrangeiros

Até agora o número de reféns soltos, desde sexta-feira, chegou a 81 pessoas, incluindo 60 israelenses, todas mulheres e crianças, e 21 estrangeiros, a maioria agricultores tailandeses.

Baixar arquivo
Educação

Estudantes de baixa renda receberão poupança para permanecer na escola

O programa vai contar com um fundo de R$ 20 bilhões, vindos de recursos da exploração de óleo e gás e vai ser direcionado para os estudantes do ensino médio nos quais as famílias fazem parte do Cadastro Único dos Programas Sociais.

Baixar arquivo
Economia

Empregos com carteira assinada tiveram saldo positivo em outubro

De acordo com o Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram 1.941.281 admissões contra 1.750.915 desligamentos em outubro. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (28).

Baixar arquivo