Bioma Cerrado teve 494 mil hectares desmatados em 2023

Publicado em 28/09/2023 - 17:03 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

A fronteira agrícola que engloba partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia já perdeu 494 mil hectares de área apenas este ano. Isso representa 75% da área desmatada de todo o bioma Cerrado em 2023.

Apenas no mês passado, essa região, também conhecida como Matopiba, perdeu o equivalente a 58 mil campos de futebol em área. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado e foram divulgados nesta semana. 

Apenas o Maranhão não acelerou o ritmo de desmatamento em agosto, entretanto o estado continua sendo líder na região, com mais de 30 mil hectares perdidos. O dobro de Tocantins, que vem em segundo lugar. 

Repetindo o padrão dos últimos meses, 86% do desmatamento do Cerrado aconteceu dentro de propriedades privadas. É que, apesar de compor quase um quarto do território nacional, apenas 12% do Cerrado está legalmente protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas. 

Enquanto a Amazônia teve o menor índice de alertas de desmatamento em quatro anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Cerrado continua batendo recordes. Na Amazônia, a área que deve ser preservada é de 80% das propriedades. Já no Cerrado, apenas 20%.   

O Cerrado é a nascente de um terço das bacias hidrográficas que cortam todo o país. E a devastação do bioma já impacta o volume dos rios, inclusive da água usada na irrigação de lavouras. Segundo Isabel Figueiredo, do Instituto Sociedade, População e Natureza, é necessária uma preservação conjunta dos biomas. 

De acordo com Fernanda Ribeiro, do Ipam, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, a vegetação nativa no Cerrado está sendo convertida em extensas áreas de pastagens e agricultura de commodities, como soja e algodão. 

O Sistema de Alerta que monitora o desmatamento do Cerrado foi desenvolvido pelo Ipam e usa imagens do satélite da Agência Espacial Europeia. 

O governo federal prepara para outubro o lançamento de um plano de prevenção e controle do desmatamento no Cerrado. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça manda incluir indígenas em cálculos sobre danos de Brumadinho

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União para mudar a sentença de primeira instância.

Baixar arquivo
Geral

Empresas de telefonia têm prazo para impedir fraudes com o 0800

A Anatel percebeu que criminosos fazem contratos com as operadoras pra usar o 0800 em golpes. Para inibir essas fraudes, a agência fez uma série de recomendações às empresas de telefonia, como a suspensão imediata da venda de novos 0800 e o controle da oferta do serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo lança Plano de Transformação Ecológica durante COP 28

O plano está estruturado nos seguintes eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular.  infraestrutura e adaptação às mudanças do clima.

Baixar arquivo