Limpeza e reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado em 11/09/2023 - 06:46 Por Anna Luisa Prazer - Roca Sales - Rio Grande do Sul

A dor da perda e do trauma após as enchentes ainda está estampada no rosto dos sobreviventes da tragédia que assola o Rio Grande do Sul desde o início da última semana. Mas a esperança e a fé no recomeço também são marcas latentes no olhar da população de Roca Sales e Muçum, dois dos municípios mais atingidos pela passagem do ciclone extratropical pelo estado.

Os relatos são difíceis de ouvir e de imaginar: em uma tarde de muita chuva, o nível do Rio Taquari subiu rapidamente. A força da água, devastadora, passou arrastando tudo: carros, casas, animais e pessoas. Agora, os esforços estão concentrados em localizar as vítimas e reconstruir o que sobrou.

Ao longo dos últimos dias, drones têm sido usados para ajudar nas buscas, por pessoas e pelo que ainda pode ser reconstruído. Em Roca Sales, um dos municípios mais atingidos pelo desastre natural, casas inteiras foram ao chão. Voluntários e a população, unidos, limpam ruas e recolhem escombros e entulhos com a ajuda de maquinários.

Em Muçum, cidade vizinha a Roca Sales, a situação não é diferente. O cenário lembra uma zona de guerra. Locais que eram ruas pavimentadas e casas agora se resumem a um amontoado de escombros, ferros retorcidos e vegetações tombadas. Moradores e voluntários juntos tentam salvar o que restou dos pertences, que são cuidadosamente lavados para retirar o barro. Neuza Zenha e Edmar Gonzade ficaram ilhados em um pedaço da laje durante a inundação e assistiram à enchente devastar sua propriedade, a lavoura, a criação de animais e a casa em que moravam. Infelizmente, o primo de Edmar não conseguiu chegar ao local a tempo de se salvar.

No início da semana, o governo federal reconheceu a situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul. Mais de 11.600 pessoas estão desabrigadas e quase 3.800 perderam suas casas. O prejuízo mensurado pela Confederação Nacional de Municípios chega a um bilhão e trezentos milhões de reais.

Edição: Tamara Freire / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Justiça

Inquérito vai investigar se houve crime de obstrução no caso Marielle

A decisão foi anunciada pelo ministro Alexandre de Moraes. Os alvos serão os irmãos Brazão, o ex-chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, o delegado Giniton Lages e o comissário de polícia Marco Antonio de Barros Pinto. Giniton e Marco Antonio eram responsáveis pela investigação sobre o assassinato.

Baixar arquivo
Geral

Ar seco do inverno favorece alta de queimadas e doenças respiratórias

A estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já os maiores volumes de chuvas ficam concentrados sobre a Região Norte, litoral do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Comunidade Aldeia Maracanã recebe nova ordem de despejo

O prédio onde fica a Aldeia Maracanã foi sede do Serviço de Proteção Indígena e do Museu do Índio até os anos 1970. Desde 2006, o imóvel foi ocupado pelos indígenas, após décadas de abandono.

Baixar arquivo
Saúde

Malária no Amazonas aumenta 34% se comparado ao mesmo período de 2023

Ao longo de todo o ano, os estados da Amazônia registram casos de malária. Por isso, a doença é considerada endêmica na região. E este ano não é diferente: até 31 de maio deste ano, o Estado do Amazonas sozinho registrou 22.801 casos da doença.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro

Um passageiro e uma câmera no convés de um navio: foi assim que nasceu o cinema do Brasil. Em 19 de junho de 1898, Afonso Segreto fez as primeiras imagens em movimento da Bahia de Guanabara no Rio de Janeiro, o pioneirismo transformou a data no Dia do Cinema Brasileiro

Baixar arquivo
Segurança

Apreensão de armas de fogo cresceu 28% em 2023

Segundo o Ministério da Justiça, quase 11 mil armas foram apreendidas no ano passado. Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul foram os estados com o maior número de apreensões.

Baixar arquivo