A polícia Civil do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (19) uma operação na empresa suspeita de despejar substância detergente no rio Queimados, um dos principais afluentes do rio Guandu, que afetou o fornecimento de água para 11 milhões de pessoas na capital e baixada fluminense. A Estação de Tratamento de Água do Guandu é considerada a maior do mundo pelo livro dos recordes, o Guiness Book.
Os agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente cumprem mandado de busca e apreensão na sede da empresa Burn Indústria e Comercio para coletar documentos e equipamentos eletrônicos.
A empresa chegou a ser multada pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro em R$ 10,7 milhões.
A investigação teve início no dia 28 de agosto, quando o fornecimento de água precisou ser interrompido por cerca de 13 horas.
Segundo a Polícia Civil, a análise das amostras coletadas na região comprovou que as substâncias emitidas pela fábrica eram as mesmas que provocaram a paralisação.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, todo o material arrecadado na operação será analisado, como parte da investigação que apura a prática do crime de poluição hídrica.
Logo após os fatos, a empresa Burn Indústria e Comércio negou qualquer relação entre a fábrica de Queimados e a presença do material químico na bacia do rio Guandu.
A empresa ressaltou que opera com tecnologia de ponta e padrão internacional, seguindo os mais rigorosos procedimentos de controle, onde o manuseio da matéria-prima é automatizado e em ambiente de circuito fechado.
![Gov AM/Divulgação Manaus (AM), 25/01/2025 - Deportados dos Estados Unidos recebem alimentação do Governo do Amazonas no aeroporto de Manaus. Foto: Gov AM/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil trabalho escravo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Walid Zain/Proibida reprodução Soccer Football - Asian Champions League - Group B - Al Ain v Al Hilal - Hazza bin Zayed Stadium, Al Ain, United Arab Emirates - October 21, 2024
Al Hilal's Neymar in action Reuters/Walid Zain/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 05/01/2025 – Blocos de carnaval não oficiais desfilam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![MDR/Divulgação Brasília (DF), 11/11/2024 - Auxílio reconstrução. Foto: MDR/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)