Brasil está entre os países com maior área atingida por deslizamentos

As informações foram divulgadas pela Academia Brasileira de Ciências

Publicado em 16/11/2023 - 22:49 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Brasil está entre os 10 países com a maior área atingida por deslizamentos de terra. Nos últimos 20 anos, foram registradas 5 mil ocorrências fatais que afetaram a vida de mais de 300 mil pessoas. Dos 5,5 mil municípios brasileiros, mais de 4 mil deles não possuem sistema de alerta de desastres.

As informações foram divulgadas durante a mesa-redonda "Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil", promovida pela Academia Brasileira de Ciências.

Para contornar o problema da falta de informações precisas em relação à probabilidade de desastres naturais, a secretária do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Marcia Barbosa, anunciou a criação de um grupo para monitorar essas ocorrências, geralmente motivadas por chuva ou calor extremos.

Essa é a segunda vez no ano em que diversos estados brasileiros passam por uma onda de calor. A primeira foi em setembro, considerada como uma possível consequência das anomalias climáticas resultantes do El Niño, de acordo com a professora de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, Regina Rodrigues.

Segundo a especialista, saímos de uma La Niña Múltipla, que durou de 2020 a 2022, e entramos em um El Niño extremo, que tem como consequência mais recente a redução de 20% na quantidade de água disponível no hemisfério sul. O El Niño é um fenômeno natural, mas que é afetado pelas mudanças climáticas que intensificam seus efeitos. Ela explica que existem dois tipos de El Niño.

Além das ondas de calor marinhas e terrestres, outras ocorrências resultantes das mudanças no clima são secas e enchentes. Entre as ações e medidas de adaptação para o enfrentamento da crise climática, os créditos de carbono são apontados como uma das estratégias para promover a descarbonização e incentivar práticas sustentáveis.

Uma análise divulgada pela Organização Meteorológica Mundial, vinculada à ONU, aponta que o El Niño deve atingir seu pico, em todo o mundo, no primeiro semestre do ano que vem. No Brasil, os especialistas presentes ao encontro concluíram que os impactos do El Niño devem chegar no auge em dezembro e janeiro próximos, com intensificação de secas, inundações e queimadas por todo o país.

Edição: Samia Mendes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Economia

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Os descontos podem passar de 80% do valor da dívida e os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados em até sessenta meses e sem entrada.

Baixar arquivo
Geral

MP autua comerciantes que praticam preços abusivos no RS

Desde o dia quatro, o grupo que combate o crime organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul já recebeu 680 denúncias de venda de produtos com preços abusivos. 65 pessoas foram autuadas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí e em vários outros locais.

Baixar arquivo
Cultura

Mais de mil instituições culturais celebram Semana Nacional dos Museus

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus segue com atividades gratuitas até este domingo. O tema deste ano é Museus, Educação e Pesquisa. Promovida anualmente pelo Ibram, a celebração marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado neste sábado.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana tem previsão de chuvas isoladas no Rio Grande do Sul

O fim de semana tem previsão de chuvas isoladas e mais fracas para o Rio Grande do Sul de acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia. Já nas outras regiões do estado, não há previsão de chuva. As temperaturas em Porto Alegre terão máxima de 16ºC.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias do RS ainda sofrem impacto de enchentes que atingiram estado

O Ministério dos Transportes busca restabelecer o fluxo viário e assegurar o abastecimento das regiões atingidas. Já foram liberados mais de 80 trechos em 11 rodovias federais que cortam o estado. Atualmente, 20 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Alguns locais bloqueados têm acesso liberado apenas para veículos de emergência.

Baixar arquivo
Justiça

TRE suspende julgamento de cassação do governador do Rio de Janeiro

Tribunal Regional Eleitoral vai julgar se houve abuso de poder político e econômico, com uso eleitoral da máquina pública, por Cláudio Castro. 

Baixar arquivo