ONU: eventos climáticos extremos são resultado do aquecimento global

Desde 1880, 16 dos 17 anos mais quentes foram a partir de 2001

Publicado em 28/11/2023 - 08:01 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Organização das Nações Unidas considera que os eventos climáticos extremos são consequência do aquecimento global. Por exemplo, segundo a Agência Aeroespacial Norte-Americana (NASA), 16 dos 17 anos mais quentes, desde 1880, foram a partir de 2001. Essa elevação da temperatura do planeta já provoca o derretimento de geleiras e o aumento do nível do mar.

Só pra se ter uma ideia, entre 1971 e 2010, o nível do mar no mundo subia em média 2 milímetros por ano. Mas entre 1993 e 2016, esse ritmo foi quase 75% maior, chegando a 3,4 milímetros por ano. 

Em agosto o serviço de informação climática da União Europeia registrou a mais alta temperatura média da superfície dos oceanos, 20,96 graus célsius, por isso a ONU alerta, é preciso tomar providências para minimizar o aquecimento global e as mudanças climáticas. É que as consequências vão além dos prejuízos materiais causados pelos eventos climáticos extremos.

A ONU alerta que doenças como malária, dengue e cólera, podem se espalhar ainda mais e novas pandemias podem surgir e a extinção de animais e vegetais também está nesta conta. Para especialistas, a falta de alimentos e de água pro nosso consumo estão entre os riscos das mudanças climáticas.

Estudiosos da área advertem que é preciso combater o aquecimento global. Mas para agir é necessário entender como isso acontece. A terra tem ao seu redor uma camada de gases chamada atmosfera. É ela que mantém a temperatura favorável à vida. Isso porque sua composição faz com que ela seja mais permeável a entrada da energia do sol e menos a saída de energia da terra. Isso faz com que parte do calor fique retido aqui no planeta. Criando um efeito semelhante ao de uma estufa.

O professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília Gustavo Macedo de Melo Batista dá mais detalhes sobre esse processo. 

O professor Gustavo explica o que aconteceria caso esse efeito estufa não existisse.

O problema é que certas atividades humanas aumentam a quantidade de substâncias do efeito estufa na atmosfera. É o caso, por exemplo, da cadeia do petróleo, que retira do subsolo combustíveis fósseis como a gasolina. Quando ela queima, lança na atmosfera, uma quantidade extra de compostos a base de carbono, como gás carbônico e o gás metano e de nitrogênio, como o óxido nitroso. É o que detalha o professor Gustavo Batista.

Na próxima reportagem você vai entender como a agropecuária contribui para o aquecimento global e como isso pode se voltar contra ela mesma e determinar a insegurança alimentar no mundo.

* Com produção de Salete Sobreira, edição de Sheily Noleto e sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Sheily Noleto / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo