O presidente Lula se reuniu com representantes de todos os biomas brasileiros nesta quarta-feira (22), em Brasília. Em coletiva após o encontro, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a intenção foi alinhar planos para reduzir o desmatamento nessas regiões e apresentá-los durante a COP 28, cúpula climática da ONU.
Sobre os progressos nesses 10 meses de governo na área ambiental, a ministra Marina Silva destacou a redução no desmatamento de 49%. Já os incêndios florestais diminuíram 14%.
Além da preocupação com os biomas, a situação de calamidade pública causada pelas fortes chuvas também foi discutida. Presente no encontro, o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, disse que está em andamento um estudo para identificar quais as cidades mais sujeitas a esses fenômenos. Para isso, está em execução um plano de prevenção de efeitos de eventos climáticos extremos em mais de mil municípios.
Entre os compromissos assumidos pelo Brasil para a COP 28, está o de diminuição em 1,5 graus de temperatura no país. A COP 28 acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai.