Pará tem pior registro de focos de incêndio no mês de outubro

Publicado em 06/11/2023 - 15:37 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

O estado do Pará fechou o mês passado com o pior registro de focos de incêndio dos últimos 15 anos para um mês de outubro. Foram mais de 11.300 focos detectados pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Na quinta-feira passada (2), uma nuvem de fumaça chegou a cobrir a cidade de Santarém e o Ministério Público Federal cobrou respostas urgentes sobre a estrutura para combate aos incêndios florestais na região oeste do Pará.  

De acordo com a Prefeitura de Santarém, a fumaça teve origem nos municípios vizinhos e, segundo a nota, ela também foi trazida pelos ventos de queimadas "realizadas em outros estados". 

Um argumento semelhante também foi usado pelo governo do Amazonas de que parte da fumaça que encobriu o céu de Manaus nos últimos dias, foi trazida do Pará para a região metropolitana. O governador Wilson Lima postou em redes sociais que a estiagem na região amazônica também está afetando o estado vizinho, o Pará, líder na quantidade de incêndios neste ano. 

O secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, explicou que nos últimos dias, o Amazonas caiu para sétimo lugar entre os estados da Amazônia Legal com maior quantidade de focos de calor e ampliou o monitoramento da situação. 

Por causa das queimadas no Amazonas, mais de 100 pessoas já foram detidas e cerca de R$ 140 milhões em multas já foram aplicadas por crimes ambientais.   

Por causa da estiagem, todos os 62 municípios do Amazonas permanecem em situação de emergência desde a semana passada. 

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Cuidado com cães e gatos possibilitará qualificação de detentos

Resolução foi publicada hoje (23) e permitirá a redução da pena para detentos que trabalharem no cuidado dos animais. Ministério da Saúde informou que aumentou em mais de 80% as equipes de saúde atenção primária prisional

Baixar arquivo
Geral

Prazo de recurso sobre dispensa de prova do Enade termina em março

O Exame é um item obrigatório no currículo. Se ele não estiver regularizado, o estudante fica impossibilitado de colar grau.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa mostra impacto étnico-racial no desenvolvimento de crianças

O levantamento alertou para uma maior desigualdade em relação a filhos de mulheres indígenas. Comparadas às nascidas de mães brancas, crianças indígenas registraram 740 gramas a menos de peso; seguidos por filhos de mães pardas, pretas e de descendentes asiáticas.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil chega a 741 mil casos prováveis de dengue

Minas Gerais é o estado com maior número de casos, quase 260 mil. Depois aparecem São Paulo com 124 mil; Distrito Federal com 83 mil; e Paraná com 75 mil. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não dispõem de tratamento de esgoto

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo