O Programa Monitor de Secas é uma ferramenta de monitoramento contínuo das secas no país coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Com a inclusão do Amapá, ele passa a trazer os dados de todo o país a partir deste mês; e, dessa forma, vai ajudar a ajudar nos mecanismos de monitoramento, previsão e alertas contra secas.
O primeiro Mapa do Monitor completo, incluindo o estado do Amapá, que era o último que faltava ter os dados integrados, foi divulgado nessa quinta-feira (18). A inclusão foi feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Amapá, além de outras instituições estaduais.
Os dados, referentes a dezembro de 2023, trazem um retrato da condição de "seca fraca" no nordeste e sudoeste do estado.
Esse cenário de seca no Amapá confirma dados anteriores, sobre os demais estados da região Norte, que sofrem a influência do fenômeno El Niño, que aquece às águas no Oceano Pacífico Equatorial, e tem diminuído as chuvas na floresta amazônica nos últimos meses.
O Monitor de Secas nacional é usado para planejamento de políticas públicas e pode ser acessado tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo para Android e iOS. Os indicadores refletem períodos de curto prazo (até 6 meses) e o longo prazo (até 2 anos), indicando a evolução da seca nas cinco regiões do país.