Acre decreta situação de emergência por causa de enchentes

Publicado em 26/02/2024 - 17:46 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Dezessete dos 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa das inundações decorrentes da elevação dos níveis dos rios e igarapés.

Jordão, a cidade mais atingida em consequência das chuvas e da cheia, tem cerca de 40% da área urbana comprometida e o hospital de referência está inundado.

Ao todo, 651 residências da cidade tiveram a energia suspensa para garantir a segurança dos moradores durante a cheia.

A situação também é crítica nos municípios de Tarauacá, Assis Brasil e Plácido de Castro. Já na capital, Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento chegando a 15,92 metros. 

Segundo o Boletim desta segunda-feira (26), nas nove cidades mais críticas, 46 abrigos públicos atendem 5.500 pessoas desabrigadas. Além disso, mais de 5.700 pessoas estão desalojadas.

As chuvas também afetam os territórios indígenas. Segundo dados do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus, 23 comunidades sofrem com os efeitos da cheia dos rios Iaco e Purus; e igarapés da região. 395 famílias indígenas foram atingidas.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está acompanhando a situação no Acre.

Além de reunião com o governador Gladson Cameli para definir as demandas urgentes, o ministro Waldez Góes mantém contato com a bancada federal do Estado para discutir a liberação de recursos para ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.  

*Apuração desta reportagem foi feita por Madson Euler

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo