Inmet alerta para o alto volume de chuvas no país

Publicado em 20/02/2024 - 15:16 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Previsão de muita chuva nesta semana nas regiões do Nordeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com o Inmet, a combinação de calor e umidade deve trazer chuvas de até 70 mm nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as precipitações devem atingir 80 mm em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo e litoral Norte de São Paulo.

Na região Norte, por sua vez, a zona de convergência intertropical deve trazer chuvas de até 50 mm para todos os estados. 

Para a região Sul, a meteorologia prevê chuvas de até 30 mm em parte do Paraná, Sul de Santa Catarina e de pouca intensidade nas demais áreas.

As temperaturas devem ficar altas, nos próximos dias, nos extremos do país, com média de 33º. Na região Norte, os termômetros podem marcar 38º.  Na capital paulista, a temperatura deve variar entre 18º e 28º, nesta semana.

O Inmet lembra à população a importância de acompanhar as previsões e os alertas dos avisos meteorológicos especiais no alertas2.inmet.gov.br

 

 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo
Internacional

Irã afirma que não pretende seguir com ataques contra Israel

O chefe das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, indicou nesta manhã que o ataque contra Israel na noite de sábado "atingiu todos os seus objetivos" e que Teerã não tem "nenhuma intenção" de dar sequência à operação. 

Baixar arquivo
Saúde

Ficar sentado por muito tempo é um dos grandes vilões para o coração

Estudos recentes constatam a importância do movimento para a saúde cardiovascular. Idosos que ficaram sentados 30 minutos a menos, todos os dias, diminuíram a pressão arterial.

Baixar arquivo