![UESLEI MARCELINO Mineração ilegal no Território Yanomami em Roraima
6/12/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Narcotráfico, a exploração ilegal de madeira e ouro, lavagem de dinheiro e a impunidade se misturam e desafiam as autoridades na Amazônia Legal.
Um relatório do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, analisou processos da Justiça Federal da região e ouviu pessoas envolvidas com o assunto, como policiais, promotores e fiscais ambientais.
O documento afirma que alguns fazendeiros, madeireiros e garimpeiros são alguns dos que fazem parte da cadeia de extração ilegal, inclusive com apoio de grupos de milícia. Profissionais, como advogados, engenheiros florestais e servidores públicos cooperam com os esquemas fraudulentos. Uma rede de serviços ajuda a lavar o dinheiro do crime.
O advogado e diretor do Justa, organização que estuda a Justiça, Cristiano Maronna, diz que isso cria um tipo de corporação criminosa transnacional, que divide os custos da atividade ilegal.
Outro problema é a falta de punição. É comum a prescrição da pretensão punitiva de crimes ambientais, considerados menos ofensivos. Para Cristiano Maronna, a Justiça tem pouca estrutura e pessoal para enfrentar esse crime.
A maioria dos produtos ilícitos vem de terras indígenas, terrenos federais e unidades de conservação, segundo o relatório do CNJ. Entre os povos afetados estão os Yanomami, em Roraima, e os Karipuna, em Rondônia.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil No Dia Mundial do Sorriso, a Oral-B e o programa Dentista do Bem realizam a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, atendendo jovens na quadra da Unidos de Vila Isabel (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MEC/Divulgação Brasília (DF), 10/02/2025 - Cartão do programa Pé de Meia. Foto: MEC/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF) 25/04/2024 – Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, durante entrevista no programa a Voz do Brasil, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)