BNDES divulga entidades que vão gerir recuperação da Amazônia

As 3 organizações selecionadas serão responsáveis por R$ 450 milhões

Publicado em 23/05/2024 - 09:26 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais um passo foi dado no Arco da Restauração, que vai recuperar grandes áreas desmatadas e degradadas da Amazônia. Foi divulgado nessa quarta-feira (22), data em que se comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade, o resultado do edital Restaura Amazônia pelo BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

Com recursos de R$ 450 milhões do Fundo Amazônia, foram selecionadas as três entidades que atuarão na gestão dos projetos de reconstrução da floresta. São elas: o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que vai atuar nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia; a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, que trabalhará no Tocantins e em Mato Grosso; além da Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), no Pará e no Maranhão.

Como parceiras do BNDES e do Ministério, as entidades serão responsáveis contratar os executores selecionados nos territórios e acompanhar a prestação de contas da realização dos projetos, incluindo visitas presenciais aos territórios.

O Arco da Restauração vai apoiar prioritariamente projetos de recuperação ecológica e produtiva dirigidos a unidades de conservação, terras indígenas e territórios de povos e comunidades tradicionais, áreas de preservação permanente e de reserva legal de assentamentos ou pequenas propriedades, além de corredores ecológicos, bacias hidrográficas e de áreas públicas não destinadas.

O objetivo é restaurar 24 milhões de hectares na Amazônia até 2050. A primeira fase prevê a recuperação de 6 milhões de hectares considerados prioritários até 2030, com a captura de 1,65 bilhão de toneladas de carbono da atmosfera.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Resgate de animais continua no RS com trabalho voluntário e doações

Nos abrigos, os animais são acolhidos, limpos, recebem curativos e alimentação. A ideia é esperar a água baixar para coloca-los para adoção. Os que não encontrarem novos tutores, devem ser soltos nas ruas.

Baixar arquivo
Geral

Senado prorroga por mais 10 anos cotas raciais em concursos

Além do prazo, a proposta do Senado amplia em 30% a reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Baixar arquivo
Geral

TRE-RJ retoma julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Estão sendo analisadas duas ações sobre supostas contratações irregulares, feitas por meio da Fundação Ceperj e da Uerj.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar INSS no Rio

Cerca de 50 agentes cumprem oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e nove de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal contra suspeitos de liderarem a quadrilha.

Baixar arquivo
Segurança

PF mira organização acusada de fazer migração ilegal para os EUA

Há indicação de que grupo tenha enviado mais de 60 pessoas para o país irregularmente, incluindo crianças e adolescentes. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Governador Valadares e Coroaci.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova isenção de IPI para eletrodomésticos no RS

A isenção do imposto vale para fogão, geladeira, máquina de lavar, sofá, mesa e armários, por exemplo, e para pessoas físicas ou microempreendedores individuais em locais com calamidade ou emergência reconhecida.

Baixar arquivo