BNDES divulga entidades que vão gerir recuperação da Amazônia

As 3 organizações selecionadas serão responsáveis por R$ 450 milhões

Publicado em 23/05/2024 - 09:26 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais um passo foi dado no Arco da Restauração, que vai recuperar grandes áreas desmatadas e degradadas da Amazônia. Foi divulgado nessa quarta-feira (22), data em que se comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade, o resultado do edital Restaura Amazônia pelo BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

Com recursos de R$ 450 milhões do Fundo Amazônia, foram selecionadas as três entidades que atuarão na gestão dos projetos de reconstrução da floresta. São elas: o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que vai atuar nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia; a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, que trabalhará no Tocantins e em Mato Grosso; além da Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), no Pará e no Maranhão.

Como parceiras do BNDES e do Ministério, as entidades serão responsáveis contratar os executores selecionados nos territórios e acompanhar a prestação de contas da realização dos projetos, incluindo visitas presenciais aos territórios.

O Arco da Restauração vai apoiar prioritariamente projetos de recuperação ecológica e produtiva dirigidos a unidades de conservação, terras indígenas e territórios de povos e comunidades tradicionais, áreas de preservação permanente e de reserva legal de assentamentos ou pequenas propriedades, além de corredores ecológicos, bacias hidrográficas e de áreas públicas não destinadas.

O objetivo é restaurar 24 milhões de hectares na Amazônia até 2050. A primeira fase prevê a recuperação de 6 milhões de hectares considerados prioritários até 2030, com a captura de 1,65 bilhão de toneladas de carbono da atmosfera.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Senado prorroga por mais 10 anos cotas raciais em concursos

Além do prazo, a proposta do Senado amplia em 30% a reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Baixar arquivo
Geral

TRE-RJ retoma julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Estão sendo analisadas duas ações sobre supostas contratações irregulares, feitas por meio da Fundação Ceperj e da Uerj.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar INSS no Rio

Cerca de 50 agentes cumprem oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e nove de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal contra suspeitos de liderarem a quadrilha.

Baixar arquivo
Segurança

PF mira organização acusada de fazer migração ilegal para os EUA

Há indicação de que grupo tenha enviado mais de 60 pessoas para o país irregularmente, incluindo crianças e adolescentes. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Governador Valadares e Coroaci.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova isenção de IPI para eletrodomésticos no RS

A isenção do imposto vale para fogão, geladeira, máquina de lavar, sofá, mesa e armários, por exemplo, e para pessoas físicas ou microempreendedores individuais em locais com calamidade ou emergência reconhecida.

Baixar arquivo
Geral

Provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em 18 de agosto

"Enem dos Concursos" seria realizado no dia 5 de maio, mas foi adiado por causa das enchentes que ainda atingem o Rio Grande do Sul. Malotes com as provas foram analisados, e nenhuma violação foi detectada.

Baixar arquivo