Desmatamento na Amazônia cai 21,8%, diz INPE

Pantanal registrou queda no desmatamento de 9,2% em relação a 2022

Publicado em 08/05/2024 - 17:50 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa consolidada de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal caiu 21,8% em relação ao levantamento anterior, segundo dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Os números são do Prodes, Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal por Satélite. A área desmatada no período de julho de 2022 a agosto de 2023 foi de 9.064 km². Na medição anterior, esse número foi de 11.594 km².

Nos 70 municípios considerados prioritários para o combate ao desmatamento, que concentraram 75% da derrubada em 2022, houve queda de 42%, quase o dobro da taxa em toda a Amazônia Legal.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que os números são resultado da formulação de políticas.

"Isso é fruto de uma ação de política pública com base em evidência e em alocação de recursos e em priorização e elaboração de estratégias”.

Marina Silva também destacou que a mesma medida será aplicada nos demais biomas brasileiros.

“O que nós estamos fazendo com a Amazônia será aplicado também no Pantanal, no Pampa, na Caatinga, na Mata Atlântica, e em todos os biomas”.

A ministra ainda falou sobre a contribuição do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima diante dos efeitos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

“Nós estamos contribuindo com o que é possível, com as nossas frotas de automóvel, naquilo que a Defesa vai pedindo que deve ser adicionado. Mas nós temos, por exemplo, o Setas, aonde nós temos animais silvestres. Nós tivemos um Setas que foi completamente alagado. Precisa mobilizar veterinários, precisa mobilizar pessoas. Estamos fazendo um trabalho”.

O Inpe divulgou também, pela primeira vez, dados de supressão de vegetação nativa não florestal no bioma Amazônia. Foi registrado em 2023 desmatamento de quase 585 km², queda de 19,5% em relação a 2022.

A área não florestal, no bioma Amazônia, inclui formações como o lavrado em Roraima, trechos de Cerrado, no sul do Amazonas, em Rondônia e Mato Grosso, e áreas de várzea ao longo da calha do Rio Amazonas.

O Inpe apresentou ainda dados sobre o desmatamento no Pantanal.  A taxa consolidada para os dois estados do bioma em é de 723 km². O número representa queda de 9,2% em relação à taxa de 2022.

No mês passado, o governo federal lançou o programa ‘União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia’, que prioriza 70 municípios da Amazônia Legal responsáveis por quase 80% da devastação em 2022. O programa vai contar com mais de R$ 700 milhões. Destes, R$ 600 milhões virão do Fundo Amazônia, e o restante do Programa Floresta+.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Os descontos podem passar de 80% do valor da dívida e os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados em até sessenta meses e sem entrada.

Baixar arquivo
Geral

MP autua comerciantes que praticam preços abusivos no RS

Desde o dia quatro, o grupo que combate o crime organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul já recebeu 680 denúncias de venda de produtos com preços abusivos. 65 pessoas foram autuadas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí e em vários outros locais.

Baixar arquivo
Cultura

Mais de mil instituições culturais celebram Semana Nacional dos Museus

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus segue com atividades gratuitas até este domingo. O tema deste ano é Museus, Educação e Pesquisa. Promovida anualmente pelo Ibram, a celebração marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado neste sábado.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana tem previsão de chuvas isoladas no Rio Grande do Sul

O fim de semana tem previsão de chuvas isoladas e mais fracas para o Rio Grande do Sul de acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia. Já nas outras regiões do estado, não há previsão de chuva. As temperaturas em Porto Alegre terão máxima de 16ºC.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias do RS ainda sofrem impacto de enchentes que atingiram estado

O Ministério dos Transportes busca restabelecer o fluxo viário e assegurar o abastecimento das regiões atingidas. Já foram liberados mais de 80 trechos em 11 rodovias federais que cortam o estado. Atualmente, 20 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Alguns locais bloqueados têm acesso liberado apenas para veículos de emergência.

Baixar arquivo
Justiça

TRE suspende julgamento de cassação do governador do Rio de Janeiro

Tribunal Regional Eleitoral vai julgar se houve abuso de poder político e econômico, com uso eleitoral da máquina pública, por Cláudio Castro. 

Baixar arquivo