Plataforma ajuda nas previsões de risco de desmatamento na Amazônia

Publicado em 01/05/2024 - 11:47 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Floresta em Risco. Esse é o nome da plataforma que faz previsões sobre o risco de desmatamento na Amazônia. A ideia é usar as informações para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a quantidade de desmatamento e sua distribuição no tempo e no espaço. 

O modelo desenvolvido revela áreas que podem ter sofrido desmatamento; ajuda a identificar áreas de risco; e, assim, orientar respostas político-ambientais mais direcionadas.

A plataforma é uma iniciativa dos pesquisadores do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental) e os recursos para desenvolvimento do projeto vieram do Banco Mundial.

A ideia da equipe é identificar o impacto de ações, como: avanço da agricultura e pecuária, decisões de autoridades governamentais como a criação de Áreas de Proteção Ambiental, reflorestamento ou demarcação de territórios indígenas. A partir daí, se analisa um conjunto de cenários ambientais, que pode se consolidar ou não, em relação a perda de vegetação nativa na região.

Para gerar uma média de nível de desmatamento, o ponto de partida foi a análise de dados entre os anos de 1999 a 2022.

Segundo o Ipam, a plataforma Floresta em Risco revela que se não houver nenhum tipo de recuo ou intervenção, a Amazônia Legal poderá perder até 50 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa, considerando os anos de 2020 à 2025. Isso corresponde duas vezes o estado de São Paulo.

A distribuição espacial do desmatamento prevista pela plataforma indica que a região central do Pará e o sul do Amazonas, especialmente as regiões próximas a estradas, seriam as áreas com maior risco de desmatamento.

 

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

No Senado, relator tira "taxa de blusinhas" do projeto Mover

A taxação foi uma emenda jabuti, que são aquelas sem relação com a proposta, incluída no texto na Câmara e retirada pelo relator no Senado, senador Rodrigo Cunha. Essa medida provocou o adiamento da votação, marcada inicialmente para essa terça-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil convoca cinco ciclistas para as Olimpíadas de Paris

Paola Reis no BMX Racing, Raiza Goulão e Ula Galinski no Mountain Bike e Tota Magalhães e Vinicius Rangel para provas de estrada. O Brasil ainda tem a chance de garantir mais uma vaga no BMX Freestyle Park.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva enfatiza que proteger o meio ambiente é salvar vidas

Em pronunciamento de rádio e TV, Marina Silva reafirmou que tragédias como as que ocorreram no Rio Grande do Sul exigem engajamento e solidariedade da sociedade para evitar que situações parecidas se repitam. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: lançamento do primeiro single de David Bowie

A música “Liza Jane” lançada em 5 de junho de 1964 foi o primeiro single de David Bowie.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Saiba o que são Mudanças Climáticas no 3º episódio do Crianças Sabidas

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é um momento para refletir sobre como estamos cuidando das nossas florestas, dos oceanos e sobre as ações efetivas para reduzir o impacto dos eventos climáticos que têm se tornado cada vez mais frequentes. Nesta terceira edição o podcast Crianças Sabidas aborda as "Mudanças Climáticas".

Baixar arquivo
Saúde

Sancionada a política de cuidado às pessoas com Alzheimer ou demências

O projeto de lei que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, sancionado nesta terça-feira pelo presidente Lula, é considerado um novo marco legal para o Brasil.

Baixar arquivo