![Tânia Rêgo/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Onda de calor no Rio. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Até domingo (5), os moradores de diversas cidades no Rio de Janeiro devem enfrentar temperaturas até cinco graus acima da média, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia.
Classificado como perigo, o alerta abrange municípios nas regiões metropolitana, sul, noroeste, norte, centro fluminense e baixadas. Para esta quinta-feira, a temperatura pode alcançar os 37ºC e, na sexta, subir ainda mais, com máxima de 38ºC.
Dessa forma, o Rio de Janeiro se junta à lista de seis estados que já enfrentam uma onda de calor ainda mais severa, de grande perigo, iniciada no dia 27 de abril e prevista para durar até a noite deste sábado.
Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná estão na rota do calorão.
Vale lembrar que as ondas de altas temperaturas podem impactar a saúde de toda a população, em especial idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua.
As principais recomendações dos profissionais de saúde são evitar exposição direta ao sol, usar chapéus, bonés, óculos escuros e protetor solar. Também é preciso manter os ambientes ventilados, reduzir esforços físicos, aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, mesmo sem ter sede, e evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar. E, em caso de tonturas, fraqueza ou dor de cabeça, buscar ajuda.
![Marcello Casal JrAgência Brasil Carne fresca,Açougues, Frigoríficos, alimento](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil 2º Procissão do Zé Pelintra saindo do santuário nos Arcos da Lapa e finalizando na Cinelândia, no centro da cidade, com um ato contra a intolerância religiosa.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Clara Fafá/Vitória FC/Direitos Reservados Vitória-ES vence Ceilândia-DF por 1 a 0 no jogo de ida da Segunda Fase - mata-mata - em 29/07/2023](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)