Barroso afirma que há atrasos no enfrentamento às mudanças climáticas

Publicado em 05/06/2024 - 21:08 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a transição energética para frear os danos ao meio ambiente e disse que há atrasos no enfrentamento às mudanças climáticas.

Barroso falou sobre o assunto durante a abertura da sessão de julgamentos desta quarta-feira (5), no Dia Internacional do Meio Ambiente.

O ministro classificou as enchentes no Rio Grande do Sul como um "trágico alerta" sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente e disse que a natureza escolheu o estado para enviar a mensagem de que estamos atrasados.

Ele ainda citou o “negacionismo” como um obstáculo na proteção ao meio ambiente, que impacta o andamento de medidas políticas contra as mudanças climáticas.

O STF contabiliza uma série de decisões nos últimos anos com impacto nas políticas públicas de proteção e preservação do meio ambiente. Entre elas, a reativação, em 2022, do Fundo Clima e do Fundo Amazônia, duas das principais fontes de financiamento e implementação de políticas ambientais.

Em duas ações, julgadas em março deste ano, a corte também determinou que a União deve garantir a redução do desmatamento na Amazônia Legal para a taxa de 3.925 quilômetros anuais até 2027 e a zero até 2030.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

STF: parentes podem chefiar Executivo e Legislativo ao mesmo tempo

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nessa quarta-feira (5), que parentes até segundo grau podem ocupar, simultaneamente, os cargos de chefia dos Poderes Legislativo e Executivo da mesma unidade federativa.

Baixar arquivo
Política

Eduardo Leite pede ajuda para o RS em visita ao Congresso Nacional

Em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta quarta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pediu ajuda aos parlamentares para dois pontos críticos para o seu estado no momento que dificultam a retomada econômica:  a manutenção de emprego e renda e a reposição das perdas das receitas. E isso, tanto do estado quanto dos municípios.

Baixar arquivo
Saúde

Viva Maria aborda importância de uma alimentação segura para a saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Alimentar, o Viva Maria aborda a importância de uma alimentação segura como caminho para uma vida saudável.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: criação da Associação Cristã de Moços há 180 anos

 A organização sem fins lucrativos nasceu em 6 de junho de 1844, em Londres, no Reino Unido.

Baixar arquivo
Esportes

Vini Jr, Eder Militão e Rodrygo se apresentam à seleção para amistoso

O grupo da seleção brasileira está completo visando os amistosos contra México e Estados Unidos.

Baixar arquivo
Geral

Brasil prepara resolução sobre comercialização de fórmulas infantis

O objetivo é apresentar o documento na Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde em 2025.

Baixar arquivo