logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

MapBiomas mostra que 50% da área queimada se concentra no MT, PA e MA
Baixar
Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional
18/06/2024 - 14:29
Rio de Janeiro
Porto Jofre (MT) 19/11/2023 – Brigadistas do Icmbio observam cortina de fumaça por conta do incêndio florestal que atige o Pantanal.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO

Quase 200 milhões de hectares de áreas naturais sofreram com queimadas pelo menos uma vez no Brasil, nos últimos 39 anos. Isso equivale a quase um quarto do território nacional.

Os dados são do MapBiomas, que mostra ainda que quase metade da área queimada está concentrada em apenas três estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão. O levantamento também aponta que 60% de toda área queimada estava em imóveis privados.

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares, são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país.  Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

 A coordenadora técnica do MapBiomas, Vera Arruda, explica que a maior parte dos incidentes está relacionada à atividade agropecuária.

O bioma mais afetado foi o Pantanal, com quase 60% de sua extensão sofrendo com queimadas. Mas o Cerrado e Amazônia respondem por cerca de 86% da área queimada pelo menos uma vez no Brasil de 1985 a 2023. O Cerrado também foi o bioma com a maior quantidade de recorrências de incêndio.

A coordenadora do MapBiomas explica que esta é uma região especialmente vulnerável por suas características naturais, mas a ação humana tem piorado este cenário. 

Os três municípios que mais queimaram no período analisado foram Corumbá, no Mato Grosso do Sul, São Felix do Xingú no Pará e Formosa do Rio Preto, na Bahia. Todos eles têm a agropecuária como base da economia. 

x