Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

Amazônia e Pantanal são prioridade

Publicado em 15/06/2024 - 14:28 Por Gabriel Correa - São Luís

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

A primeira reunião ocorre nesta segunda-feira (17), para tratar de questões legais, como a simplificação de contratação de brigadistas, equipamentos e aeronaves, assim como garantir recursos extraordinários.

O órgão é composto por 19 ministérios e será coordenado pela Casa Civil da Presidência e pelo Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, há um agravamento dos problemas de natureza climática, e as consequências chegarão mais cedo este ano.

"A Agência Nacional de Águas já estabelceu situação crítica de escassez hídrica na Bacia do Paraguai. Nós vamos ter o mesmo em relação a Amazônia. Agora nós precisamos agir na lógica não apenas da ação no momento do desastre, mas na gestão do risco". 

O Pantanal vive uma estiagem severa, com escassez hídrica em toda a bacia. Historicamente, a escalada de incêndios acontece em agosto, mas já há, agora, pelo menos, 15 focos identificados.

Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, é a primeira vez que o Pantanal está completamente seco, no primeiro semestre. Em Corumbá, Mato Grosso, a situação é mais grave: na Transpantaneira, e a oeste do Rio Paraguai.

No início do mês, o governo federal e os governos estaduais do Norte e Centro-Oeste assinaram um pacto para implementação de ações colaborativas para prevenção e combate aos incêndios florestais.

 

Edição: Paula de Castro / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Estudo aponta aumento de poluição do Tietê e pior resultado desde 2012

A mancha de poluição na Bacia do Rio Tietê, que corta quase todo o estado de São Paulo, aumentou 47 quilômetros e saltou para 207 quilômetros, de acordo com as últimas medições, feitas este ano.

Baixar arquivo
Política

Lula vai aos EUA para participar da Assembleia Geral da ONU

Neste ano, o tema central da Assembleia Geral da ONU é “Unidade na diversidade, para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. 

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa no dia 22 de setembro; o que esperar para a estação?

Meteorologista diz que, em 2024, a primavera deve ser um pouco mais chuvosa que no ano passado, mas dentro da normalidade, já que, em 2023, as chuvas atrasaram por conta do El Niño.

Baixar arquivo
Geral

TSE esclarece que comprovante de voto não vale como prova de vida

Tribunal Superior Eleitoral e o INSS alertam para fake news - que circula desde a eleição de 2022 - sobre documentos para prova de vida exigidos para aposentados e pensionistas do INSS. 

Baixar arquivo
Saúde

Guia de prevenção ao suicídio é lançado por OPAS e Ministério da Saúde

Foi lançada, nessa quinta-feira, a primeira versão em português do Viver a Vida (guia de implementação para a prevenção do suicídio nos países), do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Baixar arquivo
Cultura

Caruru dos Sete Meninos ganha título de patrimônio imaterial da Bahia

O título foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e o registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, quando se comemora o Dia de São Cosme e Damião.

Baixar arquivo