Governo cria sala de situação para prevenção de desastres ambientais
![Joédson Alves/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Incêndios castigam o Pantanal. - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Diante da estiagem e incêndios na Amazônia e Pantanal, o governo federal criou nesta sexta-feira (14) uma sala de situação para acompanhamento dos biomas. O foco do projeto é na prevenção de desastres, mas também atuará no combate de problemas ambientais que já estão ocorrendo.
Participam do projeto o Ministério do Meio Ambiente, Casa Civil, Ministério da Integração Regional, Ministério da Defesa e Justiça, com ações desenvolvidas por 19 ministérios.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, explicou a medida.
“Nós estamos vivendo uma situação de agravamento dos problemas de natureza climáticos, em função de uma combinação de uma combinação El Niño e La Ninã, o problema da mudança climática e o fato de o Pantanal estar em situação crítica de natureza hídrica”.
Ainda de acordo com a ministra, a primeira reunião na sala será na próxima semana.
“Já vamos ter uma primeira reunião da sala de situação da coordenação-executiva às 14h da segunda-feira, aonde estaremos tratando sobre questões de natureza legal, inclusive possivelmente processos de simplificação de contratação, de equipes de brigadistas, contratação de equipamentos, de aeronaves, e assim por diante, bem como a possibilidade de recursos extraordinários”.
O anúncio foi feito após reunião de ministros com o vice-presidente em exercício Geraldo Alckmin, em razão da viagem do presidente Lula.
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Walterson Rosa/MS Rio de Janeiro (RJ), 07/02/2025 - A ministra da saúde, Nísia Trindade, durante visita ao hospital federal do Andaraí. Foto: Walterson Rosa/MS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)