Mais de 32 milhões vivem sem água tratada no Brasil, aponta pesquisa

Quantidade desperdiçada poderia abastecer 54 milhões de pessoas

Publicado em 06/06/2024 - 10:39 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um estudo divulgado nesta quarta (5) sobre o desperdício de água no Brasil mostra que a água tratada jogada fora poderia abastecer 54 milhões de pessoas durante um ano.

A pesquisa “Estudo de Perdas de Água 2024: Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil” mostra ainda que mais de 32 milhões de brasileiros vivem sem esse recurso.

O levantamento foi feito pelo Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento no país, em parceria com a consultoria GO Associados.

A análise foi elaborada a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre saneamento. Segundo a pesquisa, o processo de abastecimento de água pode gerar perdas por vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados, por exemplo. Esses desperdícios trazem impactos negativos ao meio ambiente e aos custos de produção.

No Brasil, as perdas na distribuição antes de chegar às residências brasileiras somam quase 38% da água. Uma redução para 25% traria ganhos superiores a 40 bilhões de reais até 2034. Porém, alguns locais já superaram essa meta. Nove cidades do país se destacaram pela baixa porcentagem de perda de água: Goiânia, capital de Goiás, foi a que teve o menor índice, com 17,27% de perda.

Outro destaque foi Petrópolis, no Rio de Janeiro, a sétima cidade brasileira com a menor perda, com 23,35%. A presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, aponta o que pode ser feito para reduzir o desperdício de água.

O estudo mostra ainda que o volume total de água não faturada em 2022 equivale a quase 7.636 piscinas olímpicas de água tratada jogada fora todos os dias ou mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira –o maior conjunto de reservatórios do estado de São Paulo.

Edição: Roberta Lopes / L Pedrosa

Últimas notícias
Política

Presidente do Solidariedade se entrega à Polícia

Eurípedes Macedo Jr. é alvo da operação “Fundo do Poço", da Policia Federal, e acusado de desvios de recursos do fundo partidário e eleitoral do PROS, o Partido Republicano da Ordem Social.

Baixar arquivo
Geral

Lula se reúne com empresa responsável por apagões em SP, RJ e CE

Segundo o presidente, representantes da Enel assumiram o compromisso de ampliar investimentos no Brasil e prometeream que não haverá mais apagões nas regiões onde a empresa italiana fornece e energia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul volta a enfrentar chuvas

Vai chover em várias regiões do estado até terça-feira (18). Mesmo não sendo tão intensas quanto as de maio, volume de água preocupa.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2024 tem 5 milhões de inscritos

O Inep divulgou o balanço de inscrições para o Enem 2024, mas número final de candidatos só vai ser conhecido depois do prazo extra de inscrição para moradores do Rio Grande do Sul que termina no dia 21 de junho. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo