Ministra anuncia avanços no combate aos incêndios no Pantanal

Medida provisória facilitará contratação de brigadistas

Publicado em 10/07/2024 - 17:05 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Trinta dos 54 focos de incêndio no Pantanal já estão controlados. Foi o que disse, nesta quarta-feira (10), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo a ministra, esses focos ainda precisam ser monitorados, pela possibilidade de reincidência do fogo.

Dos outros 24 focos de incêndio ativos, 13 estão sendo combatidos. Marina Silva ressalta ainda um avanço legal em relação ao enfrentamento aos incêndios naquele bioma. É o caso da assinatura de uma medida provisória que facilita a contratação de brigadistas do ICMBio e do Ibama, que tinha procedimento mais burocrático.

Lembrando que o Pantanal enfrenta a seca mais grave em 70 anos, intensificada pela mudança do clima. A bacia do rio Paraguai, que abastece o bioma recebeu o menor volume de chuvas da série histórica no acumulado do ano.

Outra novidade apontada pela ministra é a possibilidade da atuação no combate ao fogo por aeronaves, com pilotos estrangeiros, o que não era permitido em território brasileiro.

Em maio e junho todos os incêndios no Pantanal foram causados por ação humana. Mas o uso do fogo no bioma está proibido e é crime, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Por isso, haverá responsabilidade criminal, ponderou a ministra. Ela destacou que estão em andamento as investigações da Polícia Federal, com apoio do Ministério Público e das polícias estaduais.

Sobre o efetivo que atua para combater as chamas no Pantanal, estão em campo quase 290 brigadistas do Ibama e ICMBio e 82 agentes da Força Nacional de Segurança Pública. Completam a força tarefa quatro aviões e helicópteros do Ibama e ICMBio, e outras duas aeronaves e seis helicópteros das Forças Armadas. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo