Obra para parque eólico no Delta do Parnaíba deve ser paralisada

Instalação não respeita Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental

Publicado em 25/07/2024 - 18:30 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís -MA

A instalação de um complexo de geração de energia eólica deve ser paralisada. É o que determinou a Justiça Federal no Maranhão, em relação à estrutura que fica na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, localizada no estado.  O parque eólico prevê a implantação de 40 aerogeradores - que são as turbinas eólicas - com a capacidade de produzir 240 MW de energia elétrica, na localidade de Arpoador, zona rural da cidade de Tutóia,  a mais de 100 km do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses.

De acordo com a decisão da 8ª Vara Federal do Maranhão, as licenças ambientais seriam ilegais,  inclusive por não apresentar um Estudo de Impacto Ambiental e não ter autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 

A decisão não é definitiva, e atende uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. Essa ação pedia a suspensão das licenças concedidas ao empreendimento. Segundo o órgão, a instalação do Parque Eólico não respeita o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental. As torres seriam instaladas em uma área conhecida como Zuco,  Zona de Uso Comunitário, onde atividades industriais de grande porte, como a geração de energia eólica, não são permitidas. De acordo com o Plano de Manejo, áreas como essa só devem ter exploração sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais, incluindo a pesca artesanal e a agricultura de subsistência. O MPF argumentou, ainda, que os aerogeradores iriam interferir de maneira significativa no ecossistema local.

Além disso, a Justiça Federal determinou a aplicação de multa de R$200 mil por dia de descumprimento.  A instalação poderá ser retomada, caso haja a regularização do licenciamento e a comprovação que a proteção dos ecossistemas frágeis desta área específica do Delta do Parnaíba e das comunidades tradicionais - que dependem desses recursos - sejam garantidas. 

Da Rádio Nacional, em São Luís, Madson Euler. 

Edição: Sayonara Moreno / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Peeling de fenol: Justiça torna esteticista ré por homicídio

Empresário Henrique da Silva Chagas morreu de parada cardíaca após procedimento estético conhecido como peeling de fenol, realizado pela influenciadora Natália Becker. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Assassinatos de quilombolas somam 46 vítimas em cinco anos no Brasil

O levantamento aponta que cerca de um terço dos casos tinha como contexto a disputa de terra e quase 65% das vítimas foram mortas com arma de fogo. Nesses casos, muitas vítimas foram executadas com tiros na nuca ou cabeça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge o Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

Agora são 81 unidades e núcleos de conservação fechados por medida de segurança e combate ao fogo. O fechamento vai até a próxima quinta-feira, dia 12 de setembro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo já emitiu 70 mil carteiras para pessoas com autismo

Além da emissão das CipTEAs, mais de 30 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA já foram emitidos em todo o estado. Nesse caso, a ideia é proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito para essas pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo