Servidores ambientais de 24 estados e o DF estão em greve

Serviços essenciais, como o combate aos incêndios, estão preservados

Publicado em 01/07/2024 - 19:27 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A greve nacional dos servidores do Ibama, ICMBIO, Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério do Meio Ambiente começou nesta segunda-feira (1). 24 estados e o Distrito Federal estão parados pela reestruturação da carreira ambiental.

Trabalhadores no Acre, Paraíba e Rio Grande do Norte já haviam iniciado a paralisação no dia 24 de junho. Apenas Pernambuco e Sergipe não aderiram à mobilização da Ascema - Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente.

O presidente da Associação, o analista ambiental Binho Zavaski, afirma que os serviços essenciais estão preservados.

“Servidores têm a consciência de que a interrupção total de certas atividades podem causar ambientais significativos e, por isso, foram estabelecidas a manutenção de alguns desses serviços, como é a questão do licenciamento ambiental, com a manutenção de um contingente mínimo de servidores, gestão de unidades de conservação, resgate e reabilitação de fauna, controle e prevenção de incêndios ambientais, emergências que estão a todo canto e a todo local, principalmente no Pantanal, e emergências ambientais de modo geral”.

O Ibama confirmou que as demandas de emergência continuam a ser atendidas pelos servidores.

A associação indicou a mobilização para greve após o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos romper, em junho, a negociação com a categoria, que teve início em 2023. Binho Zavaski diz que os servidores pedem uma reestruturação que valorize a área ambiental, como as demais carreiras do funcionalismo.

A pasta informou que aguarda resposta dos servidores sobre a última proposta formal feita pelo governo na mesa de negociação. Segundo o ministério, a proposta prevê reajustes de 19 a 30% para a categoria. Mas a Ascema alega que informou ao governo sobre a rejeição dos termos e que foi apresentada uma nova contraproposta dos trabalhadores.

O ministério da Gestão disse ainda que segue aberto ao diálogo com os servidores.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Política

P20 debate ampliação feminina em espaços de decisão

Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, encontro internacional legislativo dos países-membros do G20, acontece em Maceió, Alagoas. O debate faz parte dos temas prioritários do G20, sob presidência brasileira.

Baixar arquivo
Política

Prefeitos gaúchos pedem apoio do governo contra queda de arrecadação

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 700 gestores estão em Brasília para a Marcha dos Prefeitos. Pelo menos metade é do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

ANPD suspende uso de dados dos usuários para treinar IA

A medida da Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi adotada depois que entrou em vigor, em 26 de junho, uma nova política de privacidade da Meta, empresa que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp, autorizando o uso de conteúdos publicados pelos usuários para o treinamento de inteligência artificial. A empresa afirma estar "desapontada" com a decisão. 

Baixar arquivo
Geral

RS: Defesa Civil faz novas visitas para checar se auxílios são devidos

Técnicos federais percorrem mais 28 cidades do Rio Grande do Sul para verificar se cadastrados foram realmente atingidos pelas inundações. As regiões indicaram inconsistências por imagem de satélite.

Baixar arquivo
Geral

RS: equipe do Arquivo Nacional auxilia na recuperação de documentos

Especialistas estão visitando os locais que foram atingidos pelas enchentes. De acordo com os técnicos, alguns documentos terão que ser descartados. No entanto, muitos ainda podem ser recuperados.

Baixar arquivo
Geral

RS: 17 mil empresas cadastraram empregados pra receber auxílio federal

A iniciativa vai pagar dois salários mínimos – R$ 1.412 –, um agora em julho e outro em agosto. O prazo para cadastro vai até dia 12 deste mês.

Baixar arquivo