Quarenta e seis municípios de São Paulo continuam em alerta máximo para queimadas e seguem sendo monitorados. Após o trabalho das brigadas e com a ajuda do clima, os focos de incêndio diminuíram neste domingo (25), mas ainda há 21 frentes ativas.
Há previsão de frente fria e chuva para o estado, o que deve amenizar a situação nos próximos dias. Mas as queimadas já deixaram muitas cidades cobertas de fumaça. No sábado (24), o governador Tarcísio de Freitas sobrevoou as regiões atingidas.
“A rede de saúde está sendo estruturada para receber e transferir pessoas que têm eventualmente problemas respiratórios em função da inalação da fumaça. Estamos mobilizando também a nossa rede de Cetras para atender os animais silvestres. Ou seja, tem toda uma operação que está montada para que a gente tenha a efetividade e possa conter o avanço e apagar esses incêndios.”
O governo federal está auxiliando no combate aos focos de incêndio. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave e dois helicópteros para ajudar na operação.
Ribeirão Preto é uma das cidades com a situação mais crítica. Mais de sete mil profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população. Nas redes sociais, muitos moradores postaram vídeos mostrando os incêndios próximos a residências.
Diversas estradas foram interditadas pelo fogo, e a rodovia João Schimd seguia totalmente interditada neste domingo (25). Mas o porta-voz da Defesa Civil estadual, Maxwell Souza, pediu alerta aos motoristas que trafegam por todo o estado.
“É importante que motoristas evitem essas rotas até a normalização e que busquem alternativas seguras para os trajetos. Reforçamos o alerta para que motoristas redobrem a atenção em todas as rodovias. A principal recomendação é evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo.”
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado de São Paulo registrou 3.175 focos de incêndio desde o início deste mês até a última sexta-feira (23), um recorde histórico para meses de agosto, desde 1998.