Defesa Civil de São Paulo alerta para mais incêndios nos próximos dias

Baixa umidade, altas temperaturas e ventos fortes preocupam

Publicado em 29/08/2024 - 15:44 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo alerta para risco de incêndios nos próximos dias, em quase todo o território paulista. A preocupação é por causa da combinação de vários fatores: baixa umidade do ar, que deve atingir níveis críticos nos próximos dias, ficando abaixo dos 20%; e temperaturas que vêm subindo durante a semana, e podem chegar a 35ºC na região Oeste do estado, entre esta sexta-feira (30) e o domingo. Além disso, existe previsão de ventos fortes, que podem chegar aos 60 km/h.

E quanto aos cuidados que as pessoas devem temer são: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, nem realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, nem queimar lixo ou soltar balão.

E nessa quarta-feira (28), foi preso o sétimo suspeito de provocar incêndio criminoso na mata no interior paulista. O homem, de 32 anos, foi flagrado ateando fogo, próximo a uma rodovia estadual, no município de Salto, a 180 quilômetros da capital paulista. Ele confessou o crime.

Outros seis suspeitos foram detidos desde a semana passada. A polícia não divulgou o nome de nenhum. Além das prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 15 mil em multas, a dois homens, em Porto Ferreira, por acender fogueiras para limpeza da vegetação.

Segundo a Secretaria de Abastecimento de São Paulo, a onda de queimadas que iniciou na quinta-feira passada provocou prejuízos que ultrapassam R$ 1 bilhão ao agro paulista, com a queima de lavouras, pastagens e morte de animais. Imagens de satélite mostram que  45%, ou praticamente a metade de todos os focos de calor, foram detectados em regiões de cultivo de cana-de-açúcar. Outros 10%, em áreas de pastagens. E quase 20% em pontos indefinidos. A Secretaria já disponibilizou 110 milhões de reais para produtores rurais afetados pelo fogo no estado.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

Viva Maria celebra Macaé Evaristo no ministério dos direitos humanos

Macaé Evaristo foi indicada para o Ministério dos Direitos Humanos, substituindo Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após acusações de assédio sexual. Com essa nomeação, o governo Lula passa a contar com 10 mulheres na Esplanada dos Ministérios.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas Eliminatórias da Copa 2026

Nesta terça-feira, a Rádio Nacional transmite, a partir das nove e quinze da noite, todas as emoções de Paraguai e Brasil direto do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Baixar arquivo
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo